domingo, 3 de fevereiro de 2008

Como Praticar Exercício Físico?


O Exercício Físico apenas é benéfico quando praticado de forma REGULAR, MODERADA e GRADUAL.
Estas são as três Regras de Ouro para que o Exercício Físico seja um tonificador da saúde e modelador do corpo.

Regular- esta é a primeira regra de ouro para a prática de exercício fisco, já que os esforços isolados e irregulares não são de nada benéficos para o organismo. No entanto deverá ter atenção, que a frequência ideal dos treinos varia em função da idade e características morfológicas do individuo.

Moderação - A segunda fala-nos do tipo de actividade seleccionada, bem como de uma planificação organizada para que o esforço excessivo não venha a provocar várias lesões, no aparelho locomotor do individuo, como distensões musculares, contracturas musculares, ou ainda mais grave, desencadear aumentos demasiado bruscos e intensos da pressão arterial .

Gradualismo – Esta é a ultima regras a ter em conta, ou seja ao paulatino aumento de intensidade e/ou duração dos treinos, sempre tendo em atenção as capacidades e objectivos pessoais. De facto, caso apenas deseje manter a condição física, esta pode ser obtida através de treinos regulares e moderados. Caso pretenda melhorar a condição física, o Gradualismo é imprescindível, já que é ele que permite às pessoas em má condição física " ficarem em forma" e aos desportistas melhorar a sua competitividade.

Já sabe, Tome atenção a estas três regras, para que a sua prática desportiva não se torne prejudicial à saúde do seu corpo.

Carlos Fernandes / aluno do curso de Desporto.

Nenhum comentário: