domingo, 24 de fevereiro de 2008

Por uma Competição sem Doping


Para impedir que os atletas Portugueses se qualifiquem para os Jogos Olímpicos Pequim 2008 recorrendo a métodos ilícitos, o Laboratório de Análises e Dopagem - LAD, através do Projecto Pequim (que começou em Janeiro do ano passado), aumentou o número de controlos antidoping.
“Vai haver sorteios com maior assiduidade. Os atletas qualificados e em vias de qualificação têm maior risco de serem controlados, e esse risco irá aumentar ao longo do ano de 2008”, preveniu.
De acordo com Luís Horta, a estratégia seguida permitirá garantir que a delegação nacional que vai estar presente na capital chinesa, em Agosto, qualificou-se sem recorrer a substâncias dopantes.
O que nós temos de garantir é que na equipa nacional estão os atletas que asseguraram a qualificação de forma limpa. Se não o conseguirmos fazer estamos a cometer uma injustiça muito grande”, considerou.
Luís Horta sublinhou, no entanto, que o Conselho Nacional Antidopagem –CNAD, trabalha para defender os atletas limpos e não para perseguir os que utilizam substâncias dopantes.LAD= (Laboratório de Análises e Dopagem - LAD, dependente do Instituto do Desporto de Portugal – IDP e "responsável pela execução das análises de controlo de dopagem no desporto nacional e internacional. O LAD executa ainda análises de controlo de drogas de abuso e análises bioquímicas para a avaliação clínica dos praticantes desportivos").
In: http://jogosolimpicospequim.com

Nenhum comentário: