sábado, 9 de fevereiro de 2008

"HidroGinástica"



"A prática de actividade física de maneira adequada confere grandes benefícios ao organismo, já que promove estímulo cardíaco, pulmonar, muscular e contribui também para o bem-estar psicológico. Essas questões são verdadeiras para indivíduos de qualquer faixa etária, principalmente aqueles que se encontram na chamada 3ª idade, pois precisam de renovação constante, estímulo à aprendizagem, ao raciocínio, à alegria e prazer de viver". - In Biblioteca Boas Saúde


As actividades físicas aquáticas provaram ser convincentes no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas. Uma componente desse grupo de actividades é a hidroginástica, que cada vez mais vem adquirindo um elevado número de praticantes. Segundo alguns especialistas, salientam que os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cómodos e seguros.
No indivíduo idoso, a prática de actividade física ajuda a manter ou melhorar a densidade mineral óssea o que é de extrema importância para a prevenção e o tratamento da osteoporose. Também melhora a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo porem a incidência de quedas e o risco de fracturas.
Pratique actividades aquáticas, nomeadamente hidroginástica e notará a diferença, não é obrigatório saber nadar, no entanto, devemos ter em atenção a quem a orienta e de que forma a faz.

Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto

Nenhum comentário: