quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O Badminton e a Sua História


O Badminton alcançou o estatuto de modalidade olímpica, desde os “Jogos” de 1992, disputados em Barcelona, sendo universalmente praticado por milhões de pessoas.
Na Europa, a Dinamarca lidera o respectivo “ranking” de países, onde a modalidade tem enorme implementação, mas é no Continente Asiático, nomeadamente na China, Japão e Indonésia, onde habitam mais de 90% de campeões olímpicos, que o badminton está mais desenvolvido, em termos de população praticante.

Existem várias versões relativas às origens do badminton. Na Grécia praticavam-se jogos muito parecidos, o Didschiands e o Cibano e na China de à 2000 atrás também se praticavam dois tipos de jogos, parecidos com o badminton.
Em 1870, a convite do Duque Beafort, proprietário do Castelo de Badgminton, localizado na cidade de Gloucestershire, vários oficiais ingleses vindos da cidade de Paoona, na Índia reuniram-se num banquete. Após a refeição e em virtude de estar a chover, alguns desses oficiais aproveitaram um dos salões e improvisaram com tábuas e rolhas de garrafas de champanhe, com penas de galinhas para as equilibrarem, um interessante e divertido jogo, a que posteriormente se veio a chamar badminton.
As primeiras tentativas para a elaboração de um conjunto de leis de jogo deste desporto datam de 1877, na cidade indiana de Karachi, mas é em 1893, que se constituiu a primeira organização federativa, a Badminton Assoation of England e com ela aparece o primeiro conjunto de leis oficiais de jogo, sendo então em 1934 criada a IBF – Federação Internacional de Badminton, com sede localizada em Gloucestershire, que foi constituída pelo Canadá, Dinamarca, Inglaterra, Nova Zelândia, Escócia e País de Gales, mas presentemente são 156 os países associados.

O primeiro grande torneio da IBF foi a Thomas Cup em 1948.
A introdução do badminton em Portugal deu-se por volta de 1953, por intermédio de Henrique Pinto, proprietário da Livraria Portugal, em Lisboa, sendo nesse ano, organizado pelo centenário Lisboa Ginásio Clube, o I Torneio de Badminton, que teve a participação de quatro atletas femininos e trinta e cinco masculinos, representantes do Lisboa Ginásio Clube, Triângulo Vermelho Português, Casa dos Estudantes do Império, Clube Internacional de Futebol, Clube Português de Voleibol, Ateneu Comercial de Lisboa, Sport Lisboa e Évora, Sintrense, Benfica e Sporting Clube de Oeiras
A Federação Portuguesa de Badminton foi fundada no dia 1 de Julho de 1954 e tem a sua sede em Caldas da Rainha.
O badminton é um desporto de raquete que pode ser praticado individualmente e em pares, disputado num campo de formato rectangular com 13,40 x 6,10 m.
Os jogadores utilizam raquetes para baterem num “volante”, de um lado para o outro, sobre uma rede colocada a 1,55 m do solo, que divide o campo em duas partes iguais.

O badminton está considerado como sendo o desporto de raquete mais rápido do mundo. Um remate pode imprimir ao volante uma velocidade de 332 km/h, recorde estabelecido pelo chinês Fu Haifeng, a 3 de Julho de 2005, enquanto no squash, a bola atingiu 270 km/h e no ténis 249 k m/h.
Também e como nota curiosa informa-se de que numa partida de badminton, poderão ser consumidas durante uma hora, 600 a 1000 calorias e num “set” ao mais alto nível, percorre-se cerca de 2000 m, enquanto no ténis cerca de 750 m.

Recebido por Email de Prof Fernando Gouveia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito fixe !!!