quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


Inúmeros estudos realizados em países como Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, União Soviética e Reino Unido revelaram uma participação regular em actividades desportivas superior a 70 milhões de jovens. Outros estudos dizem que mais de 80% dos jovens, num ou outro momento da sua vida, participam em actividades desportivas.
Visto agora no panorama nacional, constatamos que os dados acerca da prática desportiva dos jovens são vagos e até mesmo reduzidos, estando maioritariamente circunscritos aos números avançados pelas federações ou clubes desportivos. Daí que nos apercebamos da necessidade de elaboração de reflexões acerca de treino de crianças e jovens, como forma de aprofundar os conhecimentos nesta área, tão importante para a elevação do DESPORTO Nacional.
Sabemos que a maioria dos artigos encontrados sobre a prática desportiva no desporto infanto-juvenil focam essencialmente os benefícios desta prática desportiva, no entanto, não nos podemos esquecer que também pode existir um lado negativo – prejudicial para o jovem praticante. Quando o processo não é coerente nem coeso. Quando não existe um planeamento adequado. Sabemos o quanto é importante para o jovem, aperceber-se que está a ser orientado, por uma pessoa bem formada desportiva e civicamente, capaz de o motivar. Não basta ser-se licenciado na matéria, quando não se conhece os meios e as formas de cativar, motivar e explicar o processo ensino/aprendizagem à nossa juventude no plano desportivo.
Quando não há trabalho, empenho, rigor, dedicação e conhecimento do que se faz, isto pode acarretar para o jovem atletas certos problemas, fazendo mesmo com que estes venham a desistir da Pratica Desportiva.
Para aqueles que directa ou indirectamente estão a lidar com jovens praticantes, muita atenção a estas considerações, o treinador/monitor poderá ser a rampa de lançamento do jovem, como também o "rombo do casco do navio."Carlos Fernandes - Aluno de Desporto

Nenhum comentário: