segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Marcha Atlética



1-História - A história da marcha atlética está directamente ligada com a caminhada. Entre os séculos XVII e XIX era vulgar presenciar competições de "caminhadas" onde os seus participantes teriam que percorre de um ponto a outro, muitas vezes num determinado espaço de tempo.
No entanto, só nos Jogos Olímpicos de 1908 foi que a modalidade se tornou oficial, mas não com as distâncias actuais. Nessa Olimpíada os vencedores foram o Húngaro Gyorgy Sztantics e o Americano George Bonhag, respectivamente nos 1.500 e 3.000 metros.
Após essa competição, muita discussão rodeou a modalidade, o que originou o cancelamento da prova nas Olimpíadas. Só voltou em Amesterdão no ano de 1928. Mas as actuais distâncias, 50km masculino e 20km feminino e masculino, só foram vigoradas em 1956.

2-Regras para a sua Prática: A marcha atlética, assim como a caminhada, é uma progressão efectuada passo a passo e de contacto ininterrupto com o solo. Mas esse movimento não é feito de qualquer modo. Assim passamos a apresentar duas regras fundamentais com base na Federação Internacional de Atletismo (IAAF):
a) Durante o período de cada passo, o pé que avança tem que proferir o contacto com o solo antes que o pé de trás perca o contacto com o mesmo.
b)A perna de apoio tem que estar estendida (articulação do joelho) desde o momento do contacto com o solo.
Por isso o "marchador" deve ser hábil, expedito, para não ser desclassificado durante a prova, precisa ser atencioso, pois tem que aperfeiçoar os sentidos, já que deve permanecer durante todo o percurso em contacto com o chão.
3-Recordes: O recorde mundial nos 50km marcha atlética pertence ao austríaco Nathan Deakes, com 3h 35min e 47s. Já os 20kms são pertença do atleta do Equador Jefferson Pérez com 1h 17min e 21s. No feminino o recorde é da russa Olimpíada Ivanova com1h 25min 41s.

Um comentário:

natalia disse...

não gostei brincadeira é muito legal agora tenho 14 anos mas quando for maior praticarei marcha atletica com muito orgulho e gosto