sábado, 28 de março de 2009

Somos o Produto da Nossa Alimentação...

A Primavera chegou e com ela a preocupação de começar a preparar o nosso corpo para o Verão que se aproxima a "passos largos".Corridas, horas de ginásio, caminhadas, tudo fazemos para que possamos mudar a nossa silhueta para a época balnear, mas só isto não chega. Além do exercício físico, há necessidade ainda de termos cuidado com o que consumimos e da forma como o fazemos. Saber escolher os alimentos tendo em conta a Roda dos Alimentos, saber dividi-los consoante as refeições, assim como a forma de os consumir à mesa, é uma vantagem.

Neste contexto passamos a enumerar oito recomendações para uma boa pratica alimentar:

1ª. Divida a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermédios. Isso vai evita que fique petiscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do trato digestivo, bem como aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.

2ª. Mastigue no mínimo 30 vezes cada garfada. Esta acção proporciona-lhe uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois ao comermos devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com que se sinta saciado.

3ª. Ingerira muito líquido, principalmente água (2 a 3 litros/dia) para a manutenção das funções normais do organismo, mas note, sempre no intervalo das refeições.

4ª. O açúcar deve ser diminuído ou substituído por um outro tipo de adoçante, dado o facto de ser muito calórico e não trazer benefícios à sua saúde.

5ª. As fibras devem fazer parte da sua ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol. Além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome. Recomenda-se o consumo de 20 a 30g de fibras por dia.

6ª. O exercício físico, quando praticado de forma correcta e orientado por profissionais especializados, acelera a queima da gordura armazenada, ajudando na redução do peso.

7ª. Faça refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca deve comer andando, a ver televisão ou mesmo a falar com alguém. O ambiente deve ser calmo para que as frustrações não sejam descontadas no seu prato de comida. Com pressa, come exageradamente sem se aperceber, pois demora mais tempo a sentir fastio.

8ª. Não durma logo após as refeições e não coma alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil de fazer.

Siga estas recomendações e vai notar a diferença no seu corpo e na sua saúde.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: