sábado, 21 de março de 2009

Como Tratar a Lesão da Factura dos Meniscos:

Os meniscos são cartilagens presentes na articulação fémuro-tibial (joelho), entre os côndilos do fémur e da tíbia. Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fémur e da tíbia.

Possuímos dois meniscos: um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia-lua, com uma divisão em "corno" anterior, corpo e "corno" posterior. Como cartilagem, apresentam poucos vasos sanguíneos, o que dificulta a sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente. Na lesão, a cartilagem do menisco rompe-se, causando dor súbita no lado afectado, inchaço e algumas vezes dificuldade ao movimentar a articulação fémuro-tibial. Na fase aguda, o tratamento indicado é o repouso, diminuição da carga sobre o joelho, gelo e medicação analgésico. Se os sintomas persistirem e os exames complementares confirmarem a lesão meniscal, o tratamento deve ser cirúrgico, já que a cartilagem não tem poder de cicatrização. Antigamente, as cirurgias de menisco retiravam totalmente a cartilagem afectada. Hoje, porém, sabe-se que esse método causa um grande desgaste na articulação e favorece o aparecimento da artrose do joelho. O tratamento cirúrgico é feito, podendo na maioria das vezes, o paciente poder voltar à actividade. Em alguns casos, porém, as lesões de menisco estão ligadas a lesões de outras cartilagens do joelho e a cirurgia de menisco não resolve o problema, mas são casos muito raros devido ao grande avanço da medicina, das técnicas de prevenção e reabilitação de lesões. O tratamento pode ser realizado de forma precoce com a hidroginástica , onde os pacientes que fora da água não poderiam colocar peso corporal sobre o segmento afectado, dentro da água esse procedimento poderia ser efectuado. Poderá ainda ser aplicado três vezes por dia o "Gel de crioterapia" –Biofreeze", que poderá ser pedido ao autor este artigo, por via E-mail: carlosolemafernandes@mail.com

Por Abcdesporto/C.Fernandes

7 comentários:

Talentos Decorações & Buffet disse...

boa noite doutor, eu gostaria de saber do senhor, eu tenho uma lesão no menisco medial eu gosto muito de jogar bola eu as vezes jogo de teimoso e acabo lesando o joelho , se eu fizer a sirurgia hojo eu vou to a jogar bola normal eu tenho 35 anos e gosto muito de futibol não consigo ficar sem jogar me responda por favoro email é esse
ald-paes12@hotmail.com obrigado.
Aldenir Paes.

Maki Clube disse...

ola tenho pequenas dores no menisco lateral, gostaria de saber se tem tratamento sem a cirurgia se tem por favor mi diga como posso fazer isso meu email e francyarildo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola doutor, tenho umas dores no meu joelho, que foi ocasionada quando eu estava jogando futebol, já tem quasse 2 semas, é Passei 3 dias sem andar, é ainda estou anda, mas com muitas dificuldades, então eu queria saber como eu faço para ter uma melhora rapidar para poder voltar as minhas rotinas, pois as dores que tenho são na lateral do meu joelho, atrapalhando até de eu andar.. me responda por favor meu email é: edmundo.jd@hotmail.com

Abcdesporto disse...

Olá Caro amigo Edmundo:
Antes de mais deixe que lhe diga que não sou doutor, mas sim massagista desportivo.
Trata-se provavelmente de uma lesão Tibiofemural.

Relativamente à sua lesão temos de avaliar quais os fatores que influenciaram a sua dor:

1º Qual é a sua idade? (pode ser uma situação de crescimento ósseo descontrolado, onde os músculos não acompanham o seu crescimento).
2º Que tipo de desporto pratica? ( desporto de contato , desporto agressivo).
3º Como surgiu a dor no seu joelho? ( Quando mexe com a articulação ouve um crepitar? [barulho como se fossem duas pedras a bater uma na outra].

- Mas nesta primeira fase para minimizar a sua dor deverá aplicar nas primeiras 48 horas fazer gelo, muito gelo, mas nunca diretamente na pele ( o gelo deve ser protegido com um pano de flanela para não provocar queimadura pelo frio).

- Fazer repouso durante aproximadamente duas semanas e quando voltar à atividade, ser feita muito lentamente.

- Aproveite para tomar anti-inflamatório (voltarene rapid por exemplo paracetamol conhecido por acetaminophen pouco anti-inflamatório nas alto poder analgésico, ou indometacina e Pirixicam que são fármacos mais fortes em anti-inflamatório). Mas em todo o caso, aconselhe-se com o seu médico de família, antes de tomar qualquer medicação.
Tome nota: Nunca se automedique nem tão pouco tome medicação de outra pessoa.

Espero nesta primeira fase ter correspondido como solicitado.

Uma abraço amigo e votos de rápidas melhoras.

Joaquim Vieira Valente disse...

Bom dia
Sinto muita dor no menisco lateral,acho que a lesão foi causada por um grande impácto sobre o joelho ainda na juventude. Fiz uma ressonÂncia e o médico dise que só cirurgia resolve, porém tenho 57 anos e gostaria de saber se na minha idade o procedimento cirúrgico é aconselhável.
Um abraço
Joaquim

Anônimo disse...

queria saber se por causa de uma torcao ke dizer nao foi bem uma torcao mais pq que chutei o vento e deu um estralo no joelho depois disso sinto dores no joelho ja mim falaram que poderia ser o menisco queria saber sua opiniao. obrigado pela atencao

Anônimo disse...

Olá. Há quase um mês atrás meu joelho estalou quando eu estava dançando (tenho esse costume pelo menos 1 vez na semana) fui para emergência no mesmo dia,pois a dor era insuportável e eu não conseguia pisar-andar. Tirei o raio-X e nada constou. O médico me receitou ant inflamatorio - Xefo e amador.Além de me imobilizar por somente 3 dias. Comecei a pisar mas meu joelho estala a todo momento e não consigo esticar o meu joelho para traz.tenho colocado gelo desde a semana passada,e além de ter colocado joelheira e pomada para lesão. Estou preocupada pois acho que já era para eu ter melhorado 100%. Favor me ajude a saber se terei que operar. Meu email: dianenaweb@hotmail.com
Obrigada desde já.