domingo, 15 de março de 2009

Proteja a sua Coluna Vertebral.

Muitas das dores de coluna vertebral decorrem de erros de postura, bem como de erros de carga. Com uma musculatura abdominal e lombar bem treinada e com uma utilização correcta de coluna, são evitados a maioria dos problemas, nomeadamente o aparecimento das Hérnias Discais.
E agora o estimado leitor pergunta:

O que é uma Hérnia Discal?

Os discos intervertebrais são como que almofadas entre os elos da coluna vertebral que controlam e amortecem os seus movimentos.

Pontos frágeis de nascença, movimentos súbitos de rotação do tronco, transportar e pegar em pesos excessivos, associados com outros factores, como uma musculatura insuficiente, permanência prolongada em certas posições e até o hábito de fumar, levam à formação da chamada hérnia discal.

A Hérnia Discal consiste numa deformação do disco que invade o canal dos nervos, comprimindo estes na sua saída para os membros. Assim surge uma dor no pescoço e no braço, ou na zona lombar e na perna, que pode ser acompanhada de formigueiro ou de adormecimento e por vezes falta de força, a dor acompanhada é chamada vulgarmente de dor ciática.

Tome atenção ás suas atitudes posturais, os erros pagam-se caros.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

2 comentários:

Anônimo disse...

oi tudo bom?
eu sofri um acidente de carro ja faz 2 meses e sinto muita dor na coluna nunca me colocarao colar cervicar mas sei qe se tivessem colocado teria aliviado um pouco
cuanto toco a coluna sinto um calombo na dorsal na altura da espinha da escapula e durante esses 2 meses so estao me dando antinflamatorios e corticoides porque dizem que sao musculos mas se fosse ja era para ter diminuido as dores que sinto
falei com um fisioterapeuta e ele me disse que pode ser hernia de disco. nos raios x nao apareceram nada achei melhor fazer uma tomografia mas os medicos nao quizeram me receitar. o que eu faço? obrigada

Abcdesporto disse...

Olá.
Obrigado pela sua visita.

Hérnia de disco é a projecção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o anulo fibroso). Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.

O disco invertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Após traumatismo, quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao se levantar etc, a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas. Em qualquer local da coluna pode haver hérnia de disco.

O conselho que lhe dou é que procure um bom ortopedista que lhe possa fazer uma análise clínica, onde inclua a T.A.C. Tomografia Axial Computorizada.

Isto Para que?

A T.A.C. permite analisar a arquitectura interna do organismo, isto é, as estruturas interiores do corpo e a sua relação entre elas, com o objectivo de definir a organização das estruturas normais e anormais.

Este exame pode ser utilizado como uma técnica de diagnóstico de grande sensibilidade para detectar modificações específicas de diversas partes do corpo – ex: na cabeça, fracturas do crânio, coágulos sanguíneos, tumores e infecções podem ser identificados; na coluna vertebral, que é o seu caso, permite avaliar a estrutura das vértebras e dos discos intervertebrais para diagnósticos de hérnias discais e o seu grau de lesão.

Só desta forma conhecerá verdadeiramente o seu problema.
Espero ter respondido à sua questão.

Abcdesporto