domingo, 28 de dezembro de 2008

A Importãncia da LARANJA...

Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela espécie humana é a laranja. Existem muitas dezenas de espécies de laranja.

Uso Medicinal:
A laranja, especialmente o seu sumo, é um remédio para muitas mazelas.
A laranja, bem como a tangerina, o limão e a lima, são citrinos, refrescantes e diuréticas.
Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico, e de todos os líquidos do tubo digestivo.
Os lactentes devem tomar sumo de laranja para que lhes sejam supridas certas vitaminas (principalmente o ácido ascórbico) que a alimentação artificial não fornece. Após o sexto mês as mães podem administrar sumo de laranja aos seus bebés.
Graças às suas vitaminas, a laranja é não só um alimento, mas também um remédio contra várias doenças, como, por exemplo, o escorbuto e a costipação.
Pelo seu conteúdo em sais alcalinos, o sumo estimula favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose, o terror das pessoas que levam vida sedentária e dos que alcançaram idade avançada. Os que abusaram de carne na alimentação devem, pois, beber sumo natural de laranja.

A laranja possui ainda outras virtudes medicinais:
- É depurativa do sangue,
- É eficiente contra o artritismo,
- É bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias,
- É um estimulante dos órgãos digestivos. É também laxante,
- É calmante do sistema nervoso,
- É recomendada em casos de histerismo e neurastenia,
- É indicada nas nevralgias,
- É, em muitos casos, um remédio para as dores de cabeça,
- É especial contra as gripes, os resfriados e as febres.

Valor Alimentício:
A laranja é uma fruta que praticamente todos nós gostamos, muito saudável e de grande valor nutritivo. Os seus principais elementos são o carboidrato, o ácido cítrico, o aroma e a vitamina C.
O carboidrato ou açúcar, o primeiro desses elementos, apesar de contribuir tanto para o gosto como para a nutrição, não é especialmente importante sob qualquer desses aspectos.
O ácido cítrico, segundo elemento, também não tem extraordinário valor nutritivo. Combinado com o açúcar, dá à laranja um gosto característico, muito agradável. Reunidos, o ácido cítrico e o açúcar também não dariam, por si sós, grande importância à laranja, se lhe faltasse outro elemento.
Passando para o terceiro elemento, encontramos o aroma, que é de algum proveito na boa alimentação. É para o alimento o que o luar é para um passeio à noite.
O quarto elemento é a vitamina C, existente em grande proporção nesta fruta. Este elemento é de importância significativa, a despeito de o ácido ascórbico não possuir cheiro ou gosto apreciáveis.
Na laranja, como vemos, o "Criador da Natureza" soube preparar um alimento perfeito, tão gostoso como saudável.

A laranja contém inúmeros princípios nutritivos, sob forma facilmente assimilável: carboidratos em boa quantidade, proteínas e gorduras em pequenas doses, minerais em proporções sensíveis, vitaminas A (do crescimento) em menor quantidade, B (antineurítica) em menor quantidade, C (antiescorbútica) em representativa quantidade. Contém igualmente um pouco de provitamina D (anti-ráquítica).
Nos climas quentes, a laranja é uma excelente bebida para abrandar os efeitos orgânicos do calor.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

A laranja é muito importante
pra todos nos é a mais pura
das verdades .. vamos todos os cidados do BRASIL COMER laranja..
agradeço.. millenah dres welbision