sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Osteopatia e o Atleta.

A Osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa restabelecer o equilíbrio do corpo. Não faz parte da fisioterapia convencional, como também não quer dizer “doença do osso”.
O fisioterapeuta, apenas com o recurso das suas mãos, trata diversos tipos de patologias, actuando na "essência do problema", não tratando apenas e somente os sintomas da tal patologia. Na grande maioria das vezes, quando uma pessoa tem uma dor numa articulação, pode ser que outras padeçam do mesmo mal. Tratando apenas o local da dor, em causa, esta lesão provavelmente terá recaída, uma vez que o equilíbrio do corpo não foi priorizado e restabelecido.

O mais interessante e gratificante desta técnica é que os resultados são rápidos e as melhoras significativas. Esse é um dos pontos em que esta técnica se encaixa tão bem com o desporto, pois atletas precisam de resultados rápidos, mas nada que camufle a sua dor, mas sim tratando-a pela raiz.
Este método de tratamento é indicado principalmente para dores na coluna, tanto lombar, cervical ou torácica, dores na pelve, virilha e quadril, como também é indicado para dores no ombro, joelho e tornozelo. Para os famosos “jeitos”, é uma óptima solução!

Além do tratamento de dores, esta técnica trabalha também a correcção de alterações posturais. Um exemplo comum que acontece com atletas é das suas lesões se concentrarem sempre de um lado (na perna direita, por exemplo). Isso pode ser causado devido a um desequilíbrio da pelve, causa ou consequência de desequilíbrios dos músculos ao redor da pelve.

Se um músculo está encurtado, ou rígido, pode “puxar” o osso, no qual se insere, por exemplo, isso já faria com que o osso “saísse fora do lugar”. Causaria um desequilíbrio e por sua vez outras estruturas iriam sair de seu equilíbrio também.
A Osteopatia actua, ajudando todas as estruturas a voltarem ao seu equilíbrio, acabando com qualquer tipo de compensação.

Além disso, também é indicado para atletas como prevenção de possíveis lesões.

O tratamento dura aproximadamente entre 50 a 60 minutos, em que na primeira sessão já é possível obter resultados significativos. A técnica faz o seu diagnóstico próprio, não excluindo o diagnóstico do médico e durante a sessão, avalia e trata consecutivas vezes, procurando o melhor caminho para resolver o problema do atleta.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

3 comentários:

Bruno Moreira Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abcdesporto disse...

Estimado leitor Bruno Campos:
Em primeiro lugar deixe que lhe diga que quando referi a “Osteopatia” como “técnica”, queria qualifica-la como uma actividade, profissão, ciência, especialidade e não uma técnica leviana.
A Osteopatia é uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo.
A sua origem data do final do século XIX, nascida nos Estados Unidos pela mente do médico Andrew Taylor Still, que a identificou como a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo.
Respeito todas as profissões, actividades sejam elas ligadas à saúde ao desporto ou mesmo à cultura, no entanto quando realizo um artigo ou redijo um comentário é pensado varias vezes e postado com o cuidado devido.
Se for pesquisar sinónimos sobre a palavra “Técnica”, provavelmente vai encontrar sinónimos como: “especialidade”, “oficio” ou “ciência”...
Terminado dizendo-lhe respeitosamente que para fazer este artigo consultei vários autores ligados à área da osteopatia, até porque é uma área onde me encontro um pouco à vontade, mas também gosto de ler, ouvir e analisar a opinião de alguns especialistas na matéria.
Acredite sinceramente que não foi minha intenção lacerar os profissionais desta ou outras áreas.
Obrigado pela sua presença e volte sempre com bons comentários.

Saudações Desportivas.
Abcdesporto.

Bruno Moreira Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.