segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Papel do Treinador na formação do Jovem Praticante.

Está redondamente enganado quem pensar que lidar com crianças/jovens é tarefa fácil. É obvio que saber lidar com crianças/jovens na prática desportiva é importante, contudo, treinar jovens é muito mais que isso:

Primeiro é ser pai, professor, juiz, amigo, comandante e acima de tudo, ser um bom exemplo para a criança/jovem, tanto no âmbito desportivo como no cívico.

Treinar "Jovens não é treinar adultos em miniatura" ( in: Manual do Monitor DGD 1989). Isto para dizer o quê?

É suposto que um adulto seja uma pessoa com uma formação vincada, o que não implica, que não seja capaz de aprender ou modificar certos comportamentos ou condutas, por outro lado, na criança/jovem que se encontra em pleno processo de desenvolvimento passa pelas chamadas "fases sensíveis":
Torna-se importante que nos refiramos aos factores "Treináveis" como as qualidades físicas da criança/jovem, que são elas: resistência, força, velocidade, flexibilidade e destreza geral, uma vez que também são associados os "períodos-chaves" para aquisição ou desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais.

Desta forma o Desporto nestas idades não deve ser encarado como um fim, mas sim como um processo fundamental para uma formação que se pretende que seja integral e saudável. Os resultados não são o factor principal.

A experiencia de quatro anos com treinador de Andebol das camadas jovens do G.D.E.S.C.A., dizem-me que treinar jovens é educar crianças/jovens através de algo motivante – O DESPORTO, para no futuro serem indivíduos capazes de lidar convenientemente com as diversas situações (positivas ou negativas), que a vida em si encerra, mantendo hábitos de vida saudáveis. Para isso, é ainda necessário sabermos aquilo que prescrevemos aos nossos atletas.

Um sujeito com "carolice para a coisa", salvo raríssimas excepções, nunca conseguirá cumprir com êxito este requisito, porque realmente não é fácil conjugar, num exercício ou num treino, tantos elementos (características) de um sistema (criança/jovem) em pelo processo de aprendizagem, salvaguardando um objectivo a longo prazo.

A todos os treinadores que lerem este artigo deixo-vos esta máxima:

Ganhar no Desporto é muito mais que ganhar um simples jogo ou prova, é que o vosso atleta cresça harmoniosamente para a Vida Desportiva e Social.

Por: Abcdesporto/C:Fernandes.

Nenhum comentário: