sábado, 8 de março de 2008

O Aquecimento.



Antes de iniciar qualquer tipo de Desporto, ou mesmo Actividade Física temos de ter em atenção realizar um bom aquecimento. Ele é a base para que possamos evitar algumas lesões.
O Aquecimento divide-se em quatro tipos: PASSIVO, ACTIVO, MENTAL E INSTINTIVO.
Aquecimento Passivo - é uma actividade na qual o atleta praticamente não realiza movimento algum. Exemplo: sauna, duches quentes, massagens, fornos … (WEINECK, 1991; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003). Deve ser utilizado como complemento do activo (WEINECK, 1991).



Aquecimento Activo - divide-se em geral e específico (WEINECK, 1991; McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003).
* Geral - desenvolver as funções mais importantes do organismo mediante a estimulação dos principais grupos musculares, aumentando a temperatura corporal e temperatura muscular. Os exercícios gerais devem preceder os específicos.
* Específico ou Especial - é a continuação do geral, mas capacitando os grupos musculares que irão actuar no treino ou jogo de forma específica.
• Aquecimento Mental - imitação dos gestos que serão utilizados no treino ou jogo. Esta reprodução activa involuntariamente o sistema nervoso e o coloca em prontidão para realização da actividade (WEINECK, 1991; CHIESA, 2003). Segundo ROLOFF, citado por WEINECK (1991) o aquecimento mental só pode ser utilizado em sequências muito fáceis ou totalmente automatizadas.
• Aquecimento Instintivo - accionado por estímulos dos centros nervosos cerebrais que produzem aumentos da frequência cardíaca e respiratória, provocando aumento metabólico e elevando a temperatura corporal (CHIESA, 2003).

Carlos Fernandes / Aluno de Desporto E.S.E.B.

Nenhum comentário: