sexta-feira, 28 de março de 2008

A Cãibra ou Cambra


A Cãibra ou Cambra é um evento doloroso e temido por quem pratica actividade física e por todos aqueles que já experimentaram esta sensação desconfortável de dor. A mesma não é consequência somente de fenómenos desencadeados por exercícios. O Fenómeno em si, é um estado de contracção muscular ou de grupos musculares que podem ser classificados como “espasmo muscular”. O músculo contrai-se e não relaxa. A manutenção de uma contracção vigorosa torna-se extremamente dolorosa e pode ser mais intensa quanto maior for o volume muscular da área afectada. A cãibra não pode ser relacionada somente pelo excesso de treino ou por falta de condicionamento físico.
Podemos relacionar 3 mecanismos que possivelmente podem determinar o aparecimento das cãibras:
Primeiro - Perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio, através do suor;
Segundo - Aparecimento de cãibra por acumulo excessivo de ácido láctico no músculo, em consequência de intensidade excessiva de esforço físico;
Terceiro - Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por arrefecimento ou problemas vasculares.
Alimentação equilibrada com banana na sua alimentação pode ser realmente uma solução para um desses casos mencionados anteriormente, uma vez que esta fruta é um dos alimentos mais ricos em potássio.
Por Carlos Fernandes / Aluno de Desporto

Nenhum comentário: