domingo, 2 de março de 2008

Cartão Azul nos Escalões de Formação


Uma aliança entre algumas Federações Regionais de Portugal ensaiam fomentar uma ideia que tem marca educacional. A introdução do cartão azul no futebol de formação – numa primeira fase – é um dos pressupostos em estudo, embora a Associação de Futebol da Madeira já o tenha aplicado na prática. A fim de preservar a boa conduta e a boa educação dentro do recinto de jogo, os responsáveis tentam alargar o projecto a todos os campeonatos mais jovens.
O cartão azul seria, na prática – é essa a ideia – prevenir um eventual cartão amarelo. Com isto, os jogadores teriam em conta evitar insultos que, infelizmente, ainda se vêm nos campos de futebol. Ao que parece, o projecto é bem visto pelos mais diversos quadrantes do futebol, desde treinadores, jogadores, árbitros e dirigentes. É uma questão de “pedagogia”, afirmam algumas personagens ligadas ao ramo. Tudo isto, no sentido de educar e formar os jogadores que no futuro chegarão ao mais alto patamar do futebol nacional. E se a formação serve para instruir o jogador, no seu verdadeiro significado da palavra, porque não,também, para formar o atleta enquanto cidadão.
"Rui Mâncio, Director da Federação da Ilha da Madeira e autor da proposta, explica que, a cada dois cartões azuis, o jogador receberá um amarelo. O dirigente espera que a novidade auxilie o desenvolvimento e o processo de aprendizado dos aspirantes a profissionais".
Ao que parece, a ideia não é uma miragem e, a breve trecho, poderá ser posta em prática. A bem da educação desportiva, venha o dito cartão azul.

Carlos fernandes / Aluno de Desporto

2 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que esse cartao está em ordem.Assim os jovens ficam com a língua mais calada.
Meus abraços amigo.

Anônimo disse...

Gostei de ler esta informação sobre a implementação do Cartão Azul. Espero, sinceramente, que seja aplicado em tempo útil, pois os jogadores da sua terra, bem carecem de ser admoestados.
Um abraço para si, Fernandes e parabéns por este espaço desportivo, ele tem sido o meu livro-diário de leitura.
Até breve