domingo, 11 de janeiro de 2009

Que tipo de Formação Desportiva …?

Numa análise feita ao Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães, desde a renovação do seu Presidente de Direcção concluiu-se que o F.C.C.A. deixou pura e simplesmente de investir na formação das camadas jovens, para dar lugar a um Futebol "semi-profissional" o conhecido FUTSAL.
A alegria de ver jogar as nossas crianças, ao Domingo pela manhã, desapareceu para dar lugar a uma prática desportiva de pavilhão.
Agora pergunta-se:
Que formação desportiva terá o F.C.C.A traçada para a época 2008/09?
Será que o único objectivo é manter a sua equipa Sénior na III Divisão Nacional? Se assim é, estamos muito mal meus senhores.
Por muito que nos custe dizer e aceitar, (os dados estão à vista), a actual Direcção do F.C.C.A. inscreveu as Escolas de Futebol somente para justificar o alegado subsidio vindo da Câmara Municipal para a época actual, as quais acabaram por desistir do campeonato da modalidade da Associação de Futebol de Bragança.
Não há quem fiscalize a forma de como são gastas as verbas, que pelos visto são de todos os contribuintes? É pena. Mas também sabemos que, caberia aos sócios com direitos previsto nos estatutos pedirem contas no final de cada época desportiva, que pelos vistos também estes não estão para se enfadar.
Agora dirijo-me à Direcção do F.C.C.A.:
Já lhe passou pela mente, em poupar alguns euros, com o objectivo de investir nas Instalações do campo "Eng. Macedo dos Santos"? É claro que não. Devemos ser o único Clube do Distrito de Bragança com instalações desta natureza.
O seu pensar é: "Tenhamos euros para gastar época a época … em quanto a "Casa Branca" injectar subsídio, nos cá estaremos para o gastar…". É um pensar retrógrado, regressivo, anti-desportista e corrosivo para a Instituição que representa.
Cuidado! O futuro que se avizinha não é risonho! Não comece a fazer como a formiga, "guardar no Verão para no Inverno gastar"!
Já pensou em desenvolver, criar, dinamizar actividades desportivas viradas para a população na qual o Clube está inserido? Claro que não. E sabe porquê? Dá trabalho e não há lucros monetários. Se eventualmente fosse um Torneio de Futsal, com inscrições a cubrar. Aqui sim, porque existiam euros a entrar na conta, não é verdade?
Termino, esperando sinceramente que a mente da Direcção do F.C.C.A. se ilumine e comece a pensar seriamente nestas questões aqui apresentadas, e possa mudar a filosofia desportiva do Clube. Só assim teremos um Clube organizado, dinamizado e com uma politica desportiva com olhos virados para o Futuro.
"O Clube não pode e não deve viver só de Futsal!"

Por: Abcdesporto/C. Fernandes

Nenhum comentário: