terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Gordura Vs Musculo…

Não é fácil manter os músculos crescendo e respondendo ao treino constantemente, porque, com o decorrer do tempo, há uma adaptação que faz com que os músculos não respondam aos exercícios da maneira desejada. Envolvendo assim uma série de factores que não devem ser considerados separadamente. É preciso reavaliar os exercícios, verificando também a parte nutricional e ter em conta o peso corporal actual, evitando assim o catabolismo. É preciso que haja uma ajuda profissional por de trás, para que o resultado seja mais efectivo, preciso e compensatório.
A primeira questão a ser avaliada é:
Por que se deve evitar o catabolismo?
O metabolismo compõe-se também de catabolismo e anabolismo. Basicamente, o catabolismo é o processo pelo qual as matérias complexas ou compostas se vão decompondo, de modo a que se extraiam outras mais simples. Já no anabolismo, há a criação de matérias complexas a partir de outras mais simples. Desta forma, para que possamos obter o crescimento, o anabolismo deve superar o catabolismo, caso contrário, haverá uma considerável perda muscular.

Quando se deixa de treinar, o músculo transforma-se em massa gorda?
E quando treinamos, a gordura desaparece convertendo-se em músculo?

Gordura e músculo são tecidos completamente diferentes por isso a massa magra (músculo) nunca pode transformar-se em massa gorda e vice-versa. Esta ideia advém das pessoas observarem desportistas e em especial os culturistas ou atletas de alta competição engordarem rapidamente a determinada altura da vida. Ora, esse tipo de pessoas durante muitos anos seguiu um regime de treino intenso e alimentação restrita. Quando deixam de treinar, perdem gradualmente (mas rapidamente) massa magra e continuam a comer as mesmas quantidades/calorias ou às vezes ainda mais. Este processo resulta num balanço energético positivo todos os dias, ou seja consumir mais do que aquilo que gastam, tendo tendência para acumular massa gorda.

Dizer que massa magra se transforma em massa gorda é semelhante a afirmar que a massa gorda pode converter-se em tecido ósseo, já que são tecidos completamente diferentes na sua constituição.
Por outro lado, as células que constituem a massa gorda, os adipócitos, apesar de perderem volume com as dietas e os exercícios, nunca desaparecem. Daí ser essencial ter uma alimentação preventiva logo na primeira infância.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: