sábado, 24 de janeiro de 2009

FRACTURAS...

O esqueleto humano é a estrutura de sustentação do corpo, sobre o qual se apoiam todos os tecidos. Para que nos possamos mover, o esqueleto articula-se em vários lugares e os músculos que envolvem os ossos fazem com que estes se movam. Esses movimentos são controlados pela vontade e coordenados por nervos específicos.

Existem diferentes formas de lesões nessas estruturas.

Os ossos podem-se quebrar - Fractura, desencaixar-se em alguma articulação - Luxação ou ambos os casos. Os músculos e os tendões que ligam aos ossos podem também ser distendidos ou haver rompimento.

DEFINIÇÃO DE FRATURAS: Podemos definir uma fractura como sendo a perda, total ou parcial, da continuidade de um osso. Pode ser SIMPLES, (fechada) ou EXPOSTA, (aberta). Na fractura simples não há o rompimento da pele sobre a lesão e nas expostas sim, isto é, o osso fracturado fica exposto ao meio ambiente, possibilitando sangramentos e um aumento do risco de infecção.

IDENTIFICAÇÃO - No caso de fracturas, a vítima geralmente irá queixar-se de dor no local da lesão. O socorrista poderá identificar também, deformidades, edemas, hematomas, exposições ósseas, palidez ou cianose das extremidades e ainda, redução de temperatura no membro fracturado.
IMOBILIZAÇÃO - A imobilização provisória é o socorro mais indicado no tratamento de fracturas ou suspeitas de fracturas. Quando executada de forma adequada, a imobilização alivia a dor, diminui a lesão tecidual, o sangramento e a possibilidade de contaminação de uma ferida aberta.

COMO ACTUAR - As roupas da vítima devem ser removidas para que o socorrista possa visualizar o local da lesão e poder avaliá-lo mais correctamente. As extremidades devem ser alinhadas, sem no entanto, tentar reduzir as fracturas expostas.

MATERIAL A UTILIZAR - Realize as imobilizações com o auxílio de talas rígidas de papelão ou madeira, ou ainda, com outros materiais improvisados, tais como: pedaços de madeira, réguas, etc.
CUIDADOS - Nas fracturas expostas, antes de imobilizar o osso fracturado, o socorrista deverá cobrir o ferimento com um pano bem limpo ou com gaze estéril. Isto diminuirá a possibilidade de contaminação e controlará as hemorragias que poderão ocorrer na lesão.
É IMPORTANTE que nas fracturas com deformidade em articulações (ombros, joelhos, etc), o socorrista imobilize o membro na posição em que ele for encontrado, sem o mobilizar, pois poderá agravar a lesão.

Abcdesporto/C. Fernandes

Nenhum comentário: