domingo, 30 de novembro de 2008

Os Treinos de Inverno...

Hoje porque neva. Amanhã porque estará a chover. Sem ginásio ou infra-estruturas disponíveis, só me resta mesmo o campo para a prática desportiva.
Correr com temperaturas baixas, correr no frio, não faz mal desde que algumas precauções sejam tomadas.
O nosso corpo não deve ficar exposto a temperaturas frias repentinamente, o contacto do corpo com uma temperatura mais baixa do que o meio ambiente deve ser progressivo. Inicialmente o corpo deve estar convenientemente agasalhado mas não excessivamente.
Deve-se iniciar a actividade com um passo de trote bem lento acompanhado de alongamentos de igual forma. Um corpo transpirado não é significado de aquecimento completo. Assim, após o trote lento e os devidos alongamentos realizados, trotar mais alguns minutos, para desta forma dar iniciar ao treino propriamente dito, com alguns sprints progressivos de 20 a 30 metros, sem problemas de contusão.
Mesmo no frio, não usar muitos agasalhos, apenas camisola e um "tapa-vento", umas calças de fato de treino e umas luvas, é o suficiente.
Correr no frio é agradável e promove melhores performances, logicamente não existindo problemas de saúde.
Eu cá já realizei o meu treininho, e desde já vos digo que foram 40 minutos bem corridos.

Deixo-vos algumas dicas para o treino do Inverno:
1- Abuse do aquecimento. Com uma temperatura exterior mais fria, os músculos demoram mais tempo a aquecer. É fundamental fazer-se alongamentos na parte inicial e na parte final do treino.
2- Se fizer caminhadas, inicie-as contra o vento. Ajuda a evitar o vento frio de frente, quando já tiver a cara suada pela transpiração. Usar sempre, em contacto com a pele, uma camisola interior em lã se possível, porque é um produto que tem excelentes propriedades de absorção do suor.
3- Para um jogging, prefira a luz do dia e circuitos fechados. Com chuva, neve e nevoeiro, é mais difícil para os carros notarem a sua presença, principalmente à noite, use colete reflector.
4- Use protector labial. A pele fina dos lábios ressente-se facilmente com o vento e as baixas temperaturas.
5- Faça duas sessões de treino em vez de uma. Ao ar livre, nos dias mais frios, é mais realista conseguir fazer duas sessões de treino de 30 minutos do que uma hora seguida.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: