sábado, 8 de novembro de 2008

O Que é O FARTLEK

O Fartlek ou "Brincar a Correr" vem das palavras suecas "fartlopning" (correr) e "lek" (brincar), é um método de treino que apareceu na década de 30 do século passado, pelas mãos de Grosse Holmer, na Suécia, mais propriamente na cidade de Bossom. É considerado um modo eficaz para aumentar a velocidade de corrida e um agradável exercício para os atletas.
Ao longo do tempo o Fartlek sofreu algumas alterações em relação às suas origens, sendo que, actualmente, podemos destacar três tipos básicos deste treino:
1) FARTLEK ORIGINAL, Treino físico onde as distâncias e o ritmo de corrida são determinados pela disposição do corredor no momento, com variação de terreno (subidas, descidas, rectas, relva, terra);
2) FARTLEK DIRIGIDO, com os estímulos (distâncias ou tempo) e o ritmo de corrida destinado pelo técnico ou pelo próprio atleta antes de iniciar o trabalho, sendo este realizado pelo bosque, estradas ou mesmo na pista. Ex: a cada 1000m, deve-se acelerar 500m em ritmo de competição; a cada 1 minuto "em ritmo acelerado", trotar 2 minutos;
3) FARTLEK LÍDER, é realizado em grupo de atletas que se encontram no mesmo nível de preparação. Efectuado na pista como treino táctico (habilita os corredores a fazerem ultrapassagens com segurança e no momento oportuno), os estímulos são determinados pelo treinador sendo que, ao sinal do mesmo, um dos corredores separa-se do grupo e os demais tentam alcançá-lo e ultrapassá-lo, após um segundo sinal e durante uma certa distância ou tempo. Este fartlek também pode ser praticado por grupos em ruas e parques, com lideranças alternadas e cada um imprimindo o ritmo que desejar.

O Fartlek é um tipo de treino muito popular e que ensina o atleta a acelerar, correr rápido e manter uma certa velocidade/cadencia durante um determinado tempo, podendo ser utilizado durante todas as etapas da preparação .

Por "Abcdesporto"

Nenhum comentário: