domingo, 10 de agosto de 2008

Tocha Olímpica - Pequim 2008

O design da Tocha Olímpica foi efectuado tendo como base os tradicionais pergaminhos e usou um desenho chinês tradicional conhecido como "Nuvens Propícias" A tocha foi projectada para permanecer acesa sob ventos de 65 Km/h e sob chuva de 50 mm/h.
A alternância pelo mundo, com o tema Jornada da Harmonia, durou 130 dias para levar a Tocha Olímpica por 137.000 km, a maior distância já percorrida pela Tocha Olímpica desde que esta tradição começou nos jogos de Berlim em 1936.
A Passagem deste testemunho começou no dia 24 de Março de 2008 em Olímpia - Grécia.
Desde então, peregrinou através da Grécia até o Estádio Panathinaiko em Atenas e, a partir daí, para Pequim, chegando no dia 31 de Março.
De Pequim, a Tocha iniciou sua rota passando por cada continente, excepto a Antártida. A tocha visitou cidades situadas na antiga Rota da Seda, simbolizando o antigo elo de ligação entre a China e o resto do mundo. Um total de 21.880 pessoas, foram seleccionadas para efectuar a mais importante passagem de testemunho.
Um momento especial desta alternância foi a subida ao topo do Monte Everest, percorrendo 108 km até alcançar 8.300 metros de altura em relação ao nível do mar. Toda esta caminhada também foi marcada por protestos pedindo a libertação do Tibet e o respeito aos Direitos Humanos.
Informação com base em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Olímpicos

Nenhum comentário: