sábado, 16 de agosto de 2008

Quatro Casos de Doping em Pequim 2008

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, apresentou a público na passada Sexta-feira mais dois casos de doping. Desta vez nas modalidades de Tiro e Ginástica Artística. Somados aos casos do Ciclismo e no Beisebol. Desta forma são já conhecidos quatro exames positivos para doping, em Pequim 2008.
O Norte–coreano, (Jong-Su Kim) medalha de prata na prova de tiro e bronze na pistola de ar a 10 m. "Após ter resultado positivo em teste para o beta-bloqueador propranolol, substância que diminui o ritmo cardíaco, reduzindo a possibilidade de o atleta tremer no momento do disparo". Perdeu as duas medalhas e foi excluído dos Jogos Olímpicos.
Outro caso foi o da atleta Vietnamita (Thi Ngan Thuong Do), na ginástica artística, que não ganhou medalha em Pequim. A atleta usou furosemida, substância diurética que pode ser usada para mascarar outras drogas.
Ao que apuramos, no caso da ginasta, a comissão acredita que foi um exemplo de falta de informação, já que a droga também é usada para diminuir a tensão pré-menstrual. "Na minha interpretação, este é um problema que resulta da desinformação da atleta, sem conhecimento do que tomar" ,afirmou Ljungqvist.


Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

Nenhum comentário: