sábado, 30 de agosto de 2008

Os Paraolímpicos de Pequim 2008

Os primeiros Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíadas), foram realizados na década de 60, na Cidade de Roma. Da mesma forma que o “Parapan” é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais, os Jogos Paraolímpicos é a versão dos Jogos Pan-Americanos destinados a atletas com estas deficiências.
A História dos Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíada) passa pelo neurologista Sir Ludwig "Poppa" - Guttmann, sendo este considerado o pai dos Jogos Paraolímpicos.
Guttmann nasceu na cidade de Toszek na Alemanha. Fugido da perseguição aos judeus refugiou-se na Inglaterra em 1944. Quatro anos depois começou a realizar competições com veteranos da II Guerra Mundial, com lesões na medula óssea. O sucesso da competição foi tanto que fez com que tivesse lugar uma competição mundial nos mesmos moldes das Olimpíadas.
Em 1960 realizou-se a primeira versão dos Jogos Paraolímpicos em Roma e em 1976 os Jogos Paraolímpicos de Inverno, em Ornskoldsvik,- Suécia.

Modalidades dos Jogos Paraolímpicos - (Paraolimpíada), são:
Arco e Flecha, Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Boccia, Ciclismo, Esgrima, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Equitação, Judo, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Ténis em cadeira de roda, Tiro, Vela e Voleibol .

Os Jogos Paraolímpicos de Verão de Pequim 2008, serão realizados entre 6 e 17 de Setembro.
Data da cerimónia de Abertura - 6 de Setembro, no Estádio Olímpico de Pequim ( estádio Nacional de Pequim) – “Ninho de Pássaro
Data da cerimónia de Encerramento - 17 de Setembro de 2008.
Por: Carlos Fernandes aluno de Desporto na E.S.E.B.

2 comentários:

Abcdesporto disse...

Quarenta e cinco atletas portugueses integram o plano de preparação Paraolímpica, a segunda maior comitiva de sempre. Das vinte modalidades em competição, prevê-se que Portugal esteja representado em sete: atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação, vela e remo, sendo esta modalidade a primeira vez que é representada neste grande evento desportivo, para pessoas com mobilidade condicionada.

Anônimo disse...

Oi,

Parabéns pelo blogue. É bom ver que nem só de futebol vive o nosso desporto.

Um forte abraço e votos de sucesso,

Melhores Cumprimentos

Stran