sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Resposta ao comentário sobre Distensão Muscular

Como forma de resposta a um "comentário/pergunta" efectuado ao artigo postado com o tema "Distensão Musculares" passo a responder desta forma:

O corpo humano tem mais de 200 músculos, cada um formado por milhares de fibras longas e finas, que se contraem e relaxam para gerar movimentos. As lesões musculares são alterações na estrutura do músculo, podendo ter inúmeras causas. Entre as principais estão:
O treino físico inadequado, traumas, uma contracção acentuada do músculo, o frio, erros posturais e até mesmo a desidratação e alimentação inadequada. Costumam provocar inflamação, aumento da temperatura local, inchaço, dor e dificuldades de movimentos.

Há dois tipos de lesões musculares:

As causadas por trauma directo e as decorrentes de um trauma indirecto. Sempre que um músculo é submetido a um trauma sofre uma alteração, temos desta forma o trauma directo. Já a lesão indirecta, ou ruptura muscular, acontece quando há estiramento (ou alongamento) das fibras musculares, para além da sua capacidade normal.

O trauma directo é quando um músculo é atingido por um agente externo, como um pontapé, uma joelhada, um muro, etc.
O torcicolo geralmente é provocado por uma contractura muscular na região do pescoço, que pode ter diversas origens como um mal jeito, sensibilidade ao frio ou problemas posturais. O tratamento de uma forma geral, combina com o uso de medicamentos como relaxante muscular, anti-inflamatórios, analgésicos e utilização da fisioterapia.

Outro problema que pode ter inúmeras causas é a lombalgia, mais conhecida como dor nas costas. Entre as causas está o esforço em flexão, que é quando uma pessoa inclina muito o tronco para frente. Pode ocorrer também quando a pessoa, mesmo estando bem posicionada, faz um esforço muito elevado, não usual, como, por exemplo, empurrar móveis, carregar peso excessivo, ou trocar um pneu. Dormir em colchões inadequados, adoptar má postura no serviço ou excesso de gordura abdominal, que altera o centro de gravidade do corpo, exercendo uma sobrecarga constante sobre a musculatura lombar, também favorecem ao surgimento de lesões.
Mas a dor lombar pode ter outra origem. Pode ser provocada por problemas nos discos intervertebrais como compressão, o deslocamento - ou protusão - ou rachadura, a chamada hérnia de disco. Ou por desvios posturais, como a escoliose, ou a lordose, etc.

A ruptura muscular, popularmente conhecida como distensão muscular, é uma lesão indirecta com 3 graus de gravidade.

1º grau - há rompimento de um número reduzido de fibras, causando dor imediata, porém pequena e costuma desaparecer em 15 dias.

2º grau - a quantidade de fibras rompidas é maior. Na hora que a ruptura acontece a pessoa tem a sensação de que alguma coisa "rasgou" ou que foi atingida por uma pedrada, o tratamento costuma demorar de 30 a 60 dias;

3º grau - o músculo sofre a ruptura total, há um grade derrame de sangue. Geralmente a solução é cirúrgica.

O procedimento padrão adoptado para o tratamento das lesões musculares é a aplicação imediata de gelo, por trinta minutos, no local afectado, sendo o mesmo repetido a cada 3 horas nas primeiras 24h, elevação do membro afectado, juntamente com aplicação de ligadura.

Assim que a dor e o inchaço diminuem, deve-se movimentar a área lesada. Isto é importante para evitar a perda de força muscular até mesmo uma atrofia muscular, que podem ocorrer após um período de imobilização. Dependendo do caso, o médico deve indicar o tratamento fisioterápico para acelerar a recuperação.

Na maioria dos casos, o prazo médio de restauração completa de uma lesão muscular pode variar entre 15 e 60 dias.

Espero desta forma ter respondido à questão apresentada pelo anónimo no artigo "Distensão muscular" no dia 2 de Outubro de 2007.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu artigo.
Nota-se que é uma pessoa com um conhecimento da materia a cima da média.
Parabéns pelo seu blogue
um novo amigo.
Fernando Lima

Abcdesporto disse...

Amigo Fernando:
Acabei de postar o seu comentário que me enviou para a caixa de correio electrónica.
Obrigado pelo elogio feito ao artigo. Não deixe de visitar este espaço: (http://wwwabcdesporto.blogspot.com/ ). Pois, ele serve como forma de divulgação de actividades desportivas, bem como para responder a algumas questões postas pelos nossos leitores. Caso necessite de algum esclarecimento é só contactar e expor a situação.
Um abraço amigo e até uma próxima.
C. Fernandes