terça-feira, 24 de novembro de 2009

As LER/DORT ...

O rápido crescimento do campo tecnológico no final do século passado trouxe consigo um maior conforto para a sociedade, no entanto o seu uso inconveniente ou excessivo desta tecnologia propiciou um agravamento examinado no aparecimento de novos casos de doenças, pois, a tecnologia deixou a actividade corporal do ser humano restrita levando-o a um padrão de vida sedentário.
Tal evento é considerado hoje em dia como o "MAL DO AVANÇO TECNOLÓGICO".

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) tornaram-se a mais nova epidemia dos últimos anos, já que a partir da década de 80 passaram a ser a mais frequente causa de afastamento do trabalho no mundo.
Os termos LER/DORT são usados para determinar as perturbações que podem lesar tendões, sinóvias, músculos, nervos, ligamentos, de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração dos tecidos, atingindo principalmente membros superiores, região escapular e pescoço.

Decorrente de uma origem ocupacional, esta enfermidade pode ser ocasionada de forma combinada ou não do uso repetido e forçado de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada (CODO E ALMEIDA, 1998).

Etiologia :
Quando um indivíduo apresenta uma lesão causada por sobrecarga biomecânica ocupacional, os factores etiológicos estão associados à organização do trabalho envolvendo principalmente equipamentos, ferramentas, acessórios e mobiliários inadequados, descaso com o posicionamento, técnicas incorrectas para realização de tarefas, posturas indevidas, excesso de força empregada para execução de tarefas, sobrecarga biomecânica dinâmica ou mesmo o uso de instrumentos com excessos de vibração, temperatura, ventilação e humidade inapropriadas no ambiente de trabalho (MOREIRA E CARVALHO,2001).

Sabe-se então que um ambiente de trabalho organizado, com pessoas bem treinadas e condicionadas com respeito aos factores ergonómicos e aos limites biomecânicos certamente diminuem o risco de desencadeamento das chamadas LER/DORT (MOREIRA e CARVALHO, 2001).

Factores de Risco :
Para identificar e abordar as causas de LER/DORT é necessário considerar vários aspectos do ambiente de trabalho.

Os factores psicossociais, incluindo o stress na situação de trabalho e o clima organizacional da empresa podem influenciar a eficácia das medidas preventivas.

Os principais factores de risco são: organização do trabalho, riscos psicossociais, riscos ambientais, factores biomecânicos e factores extra-trabalho (ZILLI, 2002).

Assim, para evitar o aparecimento desta doença propomos aos directores empresariais a introdução e aplicação na sua empresa da Ginástica Laboral.
Esta Actividade Física poderá ser um principio para minorar as baixas médicas e consequentemente aumentar a produtividade da sua empresa.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Carlos:
Não lhe vou fizer o meu nome, porque prefiro anonimato, tendo em conta o local onde trabalho.
Li o seu artigo sobre as doenças provocadas pelas LER/DORT e digo-lhe sinceramente que está na hora em implementar a ginástica laboral nas Empresas privadas e porque não, públicas também.
Sou um técnico de informática que estou a pagar no corpo as LER/DORT da minha profissão.
Está de parabéns com este artigo.
Gostei do seu espaço.
Um amigo MJ.

Anônimo disse...

caro senhor carlos, não vou lhe dizer meu nome por motivos que não convem, li seu artigo e vi que falta muita coisa que a gente precisa saber, como por exemplo, medidas preventivas para esse tipo de doença. Não estou dizendo que isso que eu li não valeu a pena, valeu sim,mas vejo que preciso saber mais sobre a doença pois vejo que essa sindrome pode estar começando a se gerar em meu corpo por causa do que faço, sou uma secretaria muito esforçada e quase não saio de cima da cadeira para fazer algo, fico digitando o dia inteiro e preciso saber o que fazer caso comece a se cansar do que estou a fazer.ESPERO RESPOSTA BK.