sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Actividade Fisica Para Idosos.

Atendendo que o envelhecimento é um processo inevitável, inerente a todos os indivíduos, importa atenuar muitos dos seus efeitos adversos. Um dos factores que mais contribui para este processo e que pode levar mesmo à doença crónica, é o SEDENTARISMO.

A degeneração que se verifica, ao nível das capacidades dos vários sistemas fisiológicos, diminui a capacidade de desempenho das actividades comuns do dia-a-dia.

A actividade, seja ela de que tipo for, parece ser o melhor remédio para a velhice, surgindo assim a necessidade de oferecer à população idosa estímulos de natureza física, emocional, social e intelectual, para que esta tenha uma vida mais confortável.
Exemplo de um Exercicio destinado aos idosos:

Este exercício serve para fortalecer a musculatura da região posterior da coxa e da região glútea. O executante deve ficar de 30 a 45 cm afastado de uma cadeira ou mesa (ou outro apoio para os membros superiores), com os pés ligeiramente afastados um do outro. O tronco deve estar inclinado a aproximadamente 45º (na direcção do apoio). A perna deve ser erguida para trás sem flexão de joelhos, este movimento deve levar aproximadamente 3 segundos. Durante a subida é importante não ficar nas pontas dos pés, nem levar o tronco mais à frente. A posição alcançada deve ser mantida por 1 segundo, a volta à posição inicial deve levar 3 segundos, terminando então uma repetição do exercício.

Depois de toda esta apresentação resta-nos alertar para que os Lares comecem a implementar a actividade física no seio da sua camada idosa.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: