sábado, 19 de setembro de 2009

O Sistema de Jogo (1:3:1:2) do Futebol de Sete

Hoje vamos analisar o sistema de Jogo (1:3:1: 2) do Futebol de Sete.

Vamos assim utilizar 1 Guarda-redes, 3 Defesas (dois laterais direito e esquerdo, e 1 defesa central), 1 Médio Centro e finalmente 2 avançados (direito e esquerdo).

Este sistema de jogo privilegia fundamentalmente o contra-ataque, e assenta numa boa solidez defensiva, como se pode analisar na figura ao lado.

Quando o ataque se processa por uma das faixas laterais (direita), ocorre a participação no ataque do defesa lateral (direito), do lado da bola, cabendo ao defesa lateral (esquerdo) contrário e ao defesa central, assegurarem o equilíbrio defensivo.

Este sistema, exige uma grande participação dos defesas laterais nas acções ofensivas e defensivas da equipa.

O Médio Centro, deverá possuir capacidades táctico-técnicas que lhe permitam ser o organizador de jogo da equipa e deverá ser dotado de boas capacidades físicas, que lhe possibilite cobrir com eficácia os espaços a percorrer no apoio das acções ofensivas e defensivas.

Por sua vez os dois avançados deverão possuir uma boa mobilidade, deslocando-se por toda a frente de ataque de permutas constantes entre si, fixando os defensores contrários e participando na recuperação activa defensiva sempre que a equipa perde a posse da bola.

Por Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: