quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A FIMOSE

A fimose é a impossibilidade de puxar para trás a pele que envolve a cabeça do pénis (glande), para permitir a exposição da glande, com o pénis flácido ou erecto.
A impossibilidade é devido ao estreitamento da parte inicial da pele que envolve a glande (prepúcio) ou à aderência do prepúcio à glande.
A fimose pode ocorrer desde o nascimento (congénita) ou adquirida, pelo que ocorre em crianças e adultos.
A maioria dos rapazes nasce com o prepúcio aderido á glande, para protecção do meato urinário e glande. Até aos 6 anos, este problema resolve-se por si.

Complicações:
Se a fimose não for tratada pode originar a parafimose. O prepúcio é puxado para trás, mas devido ao estreitamento, este vai estrangular a glande originando a parafimose.
A fimose dificulta a correcta higiene, havendo maior probabilidade de ocorrer infecções.

Tratamento:
O tratamento cirúrgico (circuncisão) é realizado por um urologista. O médico aplica anestesia no local da circuncisão e depois remove a pele necessária. O urologista pode optar por realizar a operação às crianças no bloco operatório. Não é aconselhável relações sexuais nem masturbação durante um mês.

Os pais estão acostumados a puxar a pele do prepúcio para trás para romper as aderências. Este acto pode provocar traumatismo no prepúcio, pelo que devem consultar um urologista, para este decidir o tratamento correcto.

O médico pode prescrever um tratamento local, com pomada à base de corticoides, como alternativa à cirurgia. Este tratamento não está indicado para todos os casos.

O urologista deve ser sempre consultado quando houver algum problema ou alteração no pénis.
Recebida por E-mail.

Nenhum comentário: