quinta-feira, 10 de setembro de 2009

II Raid BTT Socalcos do Tua 2009

No passado dia 06 do mês de Setembro, a Associação Cultural e Desportiva de Codeçais (ACDC) organizou o seu II Raid Btt intitulado “Socalcos do Tua”. O nome do evento decorreu de duas variantes com forte presença na nossa Aldeia e, que marcam e representam a nossa região. Por um lado os socalcos, ou seja, pequenos calços de terra onde há produção de agricultura, no caso em particular, a vinha, afinal estamos inseridos na zona demarcada pela Casa do Douro, como Região demarcada do vinho tratado e generoso, ou seja, Vinho do Porto. Por outro, o rio Tua, que banha as nossas margens, ficando a aldeia de Codeçais a cerca de 1500mts da margem esquerda.

O evento que organizamos teve início pelas 09h00, contando com 30 participantes, vindo de várias localidades do nosso país, nomeadamente das localidades do Pombal de Ansiães, Zêdes, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Vilar do Monte, Bragança, Esposende e Aveiro. À espera deles estava um percurso com cerca de 37 km, uma dificuldade média e uma altimétrica acumulada aproximadamente 700 mts.

O percurso tinha alguns pontos de dificuldade, tanto a subir, como a descer, uma vez que durante as várias passagens do trajecto, havia zonas de subida e descida, com algum declive, e zonas de singletreacks onde era exigido dos participantes alguma destreza, agilidade, domínio da bicicleta e força de pernas.

O local de partida foi no centro da aldeia de Codeçais, junto ao Cruzeiro, e teve passagem por várias localidades do Concelho, tais como, Sentrilha, Pinhal do Norte, Pombal de Ansiães, Areias, Zêdes, Pereiros e de regresso à aldeia onde se encontra sediada a ACDC, Codeçais.

O evento contou com dois pontos de água e um ponto de alimentação. No final realizou-se um almoço convívio na sede da ACDC.

Aproveitamos a oportunidade para publicamente deixarmos um agradecimento a todos os nossos patrocínios, uma vez que sem eles não poderia ser possível realizar um evento.

Para finalizar agradecer a todos os que de formas variadas participaram e ajudaram para que o evento se realizasse pois, sem a ajuda de todos, jamais seria possível por uma “máquina” tão complexa a funcionar da forma como funcionou.

A todos, organização e participantes, o nosso muito obrigado.


ACDC (A Direcção)

Recebida por e:mail

Nenhum comentário: