domingo, 19 de abril de 2009

Dez dicas para uma caminhada saudável.

Caminhar é uma das escolhas mais simples e práticas para quem quer fazer Actividade Física, cuidar da saúde e combater a obesidade.
Não requer grande investimento financeiro e pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer horário. Os benefícios de uma boa caminhada são vários, por exemplo:
melhora a respiração, a circulação sanguínea, a postura, previne o aparecimento de varizes, auxilia os hipertensos, entre muitas outras.

Numa leitura feita a um documento técnico do médico ortopedista, Fabio Ravaglia, graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual e especialização em coluna vertebral, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo passamos a apresentar dez dicas para uma caminhada saudável.

Assim, ele diz-nos que devemos:

1) Evite passos largos: Cuidado com torções. Se quiser andar mais rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.
2) Cuidado com a forma de pisar: Não pise com a ponta do pé ou com muita força. O ideal é colocar o pé no solo com o calcanhar, seguido de "planta do pé" e finalmente os dedos.
3) Preste atenção na postura: Caminhe com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdómen e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.
4) Não caminhe carregando pesos: Se a intenção é "trabalhar" as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções, como a musculação, devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.
5) Atenção ao tipo de calçado: Escolha sapatinhas que se adaptem bem aos seus pés para evitar torções ou mesmo o aparecimento de bolhas. Prefira também meias com solado aderente, evitando o deslizamento dos pés dentro das sapatilhas.
6) Beba muita água: A hidratação é essencial. Antes, durante e depois da caminhada. Prefira pequenos goles para evitar enjoos.
7) Atenção com a alimentação: Faça refeições leves antes da actividade física para prevenir tonturas ou até mesmo possíveis desmaios.
8) Não exagere: A caminhada deve ser feita de forma gradual. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.
9) Não se esqueça de alongar: O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se feitos antes e depois da caminhada.
10) Escolha o horário ideal: As caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protector solar.

Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, claro, ter cuidado com a segurança, (utilização do colete reflector e caminhas sempre pela esquerda preferindo ir pelo passeio caso exista.

Siga estes conselhos e divulgue-os. Não transforme a sua caminhada num pesadelo.
Por Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: