quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Chá Verde - Parte II

O CHÁ VERDE é uma agradável e milenar bebida. Rico em substâncias que favorecem o bem-estar do organismo, é considerado pelos orientais um elixir natural com inúmeras propriedades.

O chá é originário do sudoeste asiático, sendo comum o seu cultivo em países tropicais.

Planta de porte arbustivo, com folhas alternas e ovaladas. O chá verde é obtido através de um processo de tratamento das folhas e brotos da “Camellia sinensis", que sofrem exposição ao vapor de água, para evitar o crescimento de fermentos, e depois então desidratadas e moídas, originando um produto com sabor característico.
Nome científico: “Camellia sinensis” (L.) Kuntze.
Família: Theaceae.
Outros nomes populares: chá, chá-da-índia, chá-verde, banchá; tea (inglês), té (espanhol), thé (francês), thè (italiano) e teestrauch (alemão).
Constituintes químicos: flúor, catecinas, alcalóides, óleo essencial, bioflavonóides, teogalina, ácido ascacórbico, ácido gálico, ácido químico, betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), vitamina C, vitamina B6, ácido fólicotheanina, metixantinas, cafeína, carboidratos, tanino, minerais.
Propriedades medicinais: analgésica, antiasmática, antibacteriana, antidiarréica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora e sudorífero.
Indicações: controlar diarreia, diminuir o risco de cárie, dor de dente, eliminar gorduras, emagrecimento, estomatites, ajudar na digestão, ajudar a dilatar os brônquios, melhorar a respiração dos asmáticos, inibir enzima associada ao desenvolvimento de tumores de intestino, esófago, pulmão e pele, proteger a parede do intestino, abaixar o índice do colesterol, fortalecer o coração, ajudar em tratamentos de gripes e resfriados, prevenir derrame e a formação de pedras na vesícula e nos rins, normalizar a função da tiróide, regenerar a pele, rins.
Parte utilizada: folhas.
Contra-indicações/cuidados: grávidas, crianças, pessoas com estômago sensível, com sistema cardiovascular debilitado e doenças renais Efeitos colaterais: redução do apetite, prisão de ventre ou diarreia e irritação do aparelho digestivo.
Modo de usar: - infusão, 3 a 4 vezes ao dia.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

Nenhum comentário: