sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Prova de Esforço


Prova de Esforço/Electrocardiograma de Esforço. A prova de esforço ou electrocardiograma de esforço é um exame não invasivo que consiste na realização de um esforço padronizado, habitualmente em passadeira rolante, durante o qual são registam vários parâmetros.
Neste exame o coração é submetido ao stress pelo exercício, de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente notados em repouso.
Esta prova está indicada no diagnóstico e avaliação prognóstica de doença coronária, no estudo de arritmias induzidas pelo esforço e na avaliação após revascularização.
O exame é efectuado pelo Cardiopneumologista sob supervisão de um médico cardiologista, onde o técnico explica ao doente o tipo de exame que vai realizar, monitoriza o doente colocando os eléctrodos no tórax do doente para registo do Electrocardiograma -ECG, e coloca uma braçadeira para medir a pressão arterial.
O doente inicia a marcha sobre a passadeira, e consoante o protocolo utilizado (como por exemplo, o protocolo de Bruce) - existe um aumento da velocidade e da inclinação ao longo da prova, havendo uma visualização permanente por parte do Cardiopneumologista, do registo do ECG, avaliação da pressão arterial antes, durante e após o esforço, bem como avaliação dos sintomas e sinais clínicos e capacidade funcional.
O exame termina quando são atingidos os objectivos pretendidos ou eventualmente quando aparecerem alterações que determinem a sua interrupção.

Carlos Fernandes/Ciências do Desporto

Nenhum comentário: