domingo, 30 de maio de 2010

BTT e Passeio Pedestre de 23 de Maio

A Alvorada em Carrazeda de Ansiães fez-se emergir bem cedo no passado dia 23 de Maio.
Desde Pedestrianistas, Betetistas, CNR, e Bombeiros Voluntários de Carrazeda, todos se juntaram à festa do Desporto e da Actividade Física.
8 da manhã, e já circulavam viaturas com bicicletas no seu tejadilho em direcção ao Campo de Escuteiros da Vila de Carrazeda. Era O BTT e o Passeio Pedestre, que em Carrazeda estavam prestes a começar.

Começava assim mais um evento de BTT com um elenco de 98 participantes, simultaneamente com um Passeio Pedestre, que juntou aproximadamente 45 amantes do pedestrianismo, organizados pela recente empresa Active Ansilanis ”, criada há bem pouco tempo, mas com vontade de por a “Mexer Carrazeda” bem como, dar a conhecer o que de bom esta terra pode oferecer a quem a visite.
Paisagens deslumbrantes, associadas há hospitalidade e humildade da população foi o que não faltou a este acontecimento.

Por volta das 9:h30m iniciava-se o Passeio Pedestre, sobe o tema: “Rota do Castelo”, com destino ao Castelo de Ansiães, passando pela soberba Igreja paroquial de Marzagão, onde o digníssimo presidente de Junta de Freguesia teve a gentileza de oferecer o reforço alimentar a todos os pedestrianistas. Pois esperava-nos uma acentuada subida em direcção ao castro de Ansiães, Em quanto que os betetistas pedalavam por outros trilhos, com o reforço alimentar em Beira Grande, graças à ilustre pessoa do senhor presidente da Junta de Freguesia da localidade.
Chegados ao castelo e por trilho diferente, os pedestrianistas estavam de regresso a Carrazeda, mais propriamente ao lugar de onde passadas 3 horas tínhamos partido.

Um percurso um pouco duro devido à elevada altitude a que se encontra a fortaleza, o que fez com que os mais abatidos optassem por se socorrerem de viaturas motorizadas no regresso a Carrazeda.

Tal facto não aconteceu com o casal Manuel Mesquita e Delfina Vicente que com 67 e 68 anos de idade respectivamente, num passo moderado, conseguiram vencer as adversidades do terreno e do calor, chegando ao destino passadas 3h:45 minutos, sem se socorrerem de qualquer viatura. Um bom exemplo a tomar. Não importa a idade, mas sim a força de vontade.

No seu cômputo geral, foi uma actividade bem sucedida, tendo em conta os objectivos traçados pela organização.

Antes de terminar queria tecer alguns agradecimentos, nomeadamente à GNR, aos Bombeiros Voluntários, à Câmara Municipal, à Juntas de Freguesia de Marzagão e Beira Grande, aos Escuteiros de Carrazeda, “Casa Dolores”, amigo “Jou” (maças), Grafiansiaes e aos 25 colaboradores, bem como, aos cozinheiros e ajudantes, pois sem estes o evento não terminaria da forma animada como finalizou.

O agradecimento final vai, como não podia deixar de ser, para todos os pedestrianistas e Betetistas que com algum sacrifício deram cor e brilho à Vila de Carrazeda.
A todos o nosso muito obrigado.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

3 comentários:

Zeca Araujo disse...

Parabens a TODOS pelo esforço e "Mexer Carrazeda” aconteceu mais uma vez. A LIDER BIKE de Coimbra novamente presente, sauda os organizadores. Bom percurso mas, chegar ao Castelo foi mto duro. Aquele reforço... e aquele rancho com picante no final foram optimos. Um abraço amigo. Saudações desportivas

Abcdesporto disse...

Obrigado amigo Zeca pela tua presença, pelo teu esforço e pela tua companhia.
Atestas, mesmo longe que estás, ser um filho da terra, um homem virado para a prática desportiva, que deixando o conforto do lar vens pedalar e rever os teus amigos.
Parabéns também a todos os que fizeram com que este dia se transformasse numa Verdadeira Festas do Desporto e Actividade Física.
Para o ano cá estaremos novamente a pedalar.
Um abraço amigo.

Anônimo disse...

Agora vejo que aquele amigo de Coimbra é da vossa terra.Vir de tão longe e dizer presente não é para muitos.Serve de exemplo a quem valoriza a sua terra,os amigos e o BTT. Gostei de participar,do presunto do queijinho e da festa. Parabéns amigos