quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prós e Contras do Ácido Láctico.

O ácido Láctico, "ou lático ( do latim lac, lactis, leite), é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta a fórmula molecular C3H6O3 e estrutural CH3 - CH ( OH ) - COOH. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é o sal deste ácido. Pela nomenclatura IUPAC, é conhecido como ácido 2-hidroxi-propanóico ou ácido α-hidroxi-propanóico", sendo um produto final do metabolismo anaeróbio.

À medida que aumentamos a intensidade do trabalho cardiovascular, aumenta a produção de lactato no músculo, produzindo acidez e fadiga, diminuindo o rendimento. Estas reacções metabólicas sucedem de forma muito significativa em pessoas sedentárias que começam um programa de treino ou em desportistas que não trabalham em intensidades elevadas.

Por isso, sempre se pensou que o aumento do lactato no músculo deveria ser evitado a todo o custo. No entanto, investigações recentes demonstraram como em pessoas treinadas algumas células podem reutilizar o lactato para voltar a obter energia utilizando-se através da glucólise anaeróbia. Sem dúvida que isto deixa as portas abertas a novas investigações sobre a reutilização do lactato.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: