domingo, 26 de julho de 2009

Engasgamento

Grande percentagem das obstruções das vias aéreas (nariz, boca, garganta e traqueia) é com comida. O reconhecimento precoce é importante para resolver a situação.

O corpo estranho pode provocar obstrução parcial ou total. Na parcial a vítima agarra-se à garganta, consegue tossir e falar, na total não faz nada do descrito atrás.

Sinais e Sintomas:

Na obstrução ligeira

- Tosse

- A vítima agarra a garganta com as mãos

Na obstrução grave

- Cianose (cor da pele cinzenta ou azulada)

- As veias do pescoço ficam dilatadas.

- Perda da consciência.

Cuidados a ter:

Se os sinais são de obstrução ligeira, devemos acalmar a vítima e incentivá-la a tossir.

Se a vítima tem sinais de obstrução grave mas está consciente, deve-se aplicar 5 pancadas na região inter-escapular (costas) da seguinte forma:

Deve-se colocar ao lado da vítima, ligeiramente para trás e com uma mão apoiar o tórax inclinando-o para a frente de forma a facilitar a saída do corpo estranho e evitar que entre novamente. Com a região tenar da outra mão, dar 5 pancadas entre as omoplatas. Após cada pancada observar se o corpo saiu.

Se não foram eficazes faz-se compressões abdominais (manobra de Heimlich):

Coloca-se detrás da vítima com os dois braços à volta da parte superior do abdómen. Inclina a vítima para a frente, fecha o punho e coloca-o entre o umbigo e a parte inferior do centro das costelas (esterno). A outra mão agarra o punho e faz o movimento para cima e para trás em simultâneo, cinco vezes. Também se verifica se o corpo sai entre cada compressão.

Alterna-se as pancadas com as compressões até sair o corpo estranho ou a vítima ficar inconsciente. Neste caso, coloca-se a vítima no chão, liga-se ao 112 e se tiver formação inicia Suporte básico de Vida - (massagem cardíaca e respiração boca-a-boca).

Bébés até um ano

- Colocar a criança de cabeça para baixo sobre o antebraço, com a mão que segura a criança levanta a cabeça e abre a boca para permitir que o corpo saia e não volte a entrar. Dá pancadas secas na zona entre os ombros, observando se o corpo estranho sai.

- Ter em atenção a força devido a se tratar de um bébé.

Recebida por e-mail.

Nenhum comentário: