domingo, 31 de maio de 2009

Que Formação Têm os nossos Jovens?

Vivemos num período em que toda a gente sabe, criticar e comenta o fenómeno Desportivo. Mas se pararmos um pouco, e efectivarmos uma análise profunda sobre esta temática, podemos concluir que o Desporto é uma matéria muito vasta e ainda pouco explorada na sua essência, nomeadamente pelos treinadores/monitores.

Dou o exemplo das Escolas de Formação.

Quando se assiste aos jogos de Escalões de Formação, ouvem-se com bastante regularidade responsáveis, treinadores e mesmo pais pronunciarem:" Olha a esquerda… vai lá"! "Tendes que ganhar!" Tantos outras proposições. Mas esquecemo-nos que estamos a lidar com jovens crianças numa fase de formação, em que o mais importante, não é a vitória, a competição, no sentido lato da palavra, mas sim, o convívio, a formação desportiva destes jovens praticantes.

O desenvolvimento desportivo destes jovens representa um processo a longo prazo que não pode, nem deve acontecer fora do respeito pelas etapas do desenvolvimento do indivíduo como criança.

"A criança não é um adulto em miniatura". É sim, um ser com características, interesses e motivações específicas, de acordo com os seus períodos de desenvolvimento.

Cabe no entanto ao treinador/monitor e aos pais, por que não, demonstrar, apresentar a competição como um instrumento pedagógico de extrema importância na formação desportiva destas crianças e jovens.

Compete-lhes ainda, orientar a sua acção de forma a que lhes confira um cunho vincadamente educativo e formativo, não esquecendo nunca o quadro de referências sociais de que a criança se serve.

O mais importante nestas idades não é a vitória, mas sim o convívio, o jogo lúdico que a criança tanto necessita.

"Jogar, para a criança, suscita alegria, prazer e vontade de repetir".

Só com este pensar, com esta forma de agir podemos ter uma Boa Formação Desportiva para que os jovens de hoje e atletas de futuro possam encarar a pratica desportiva como um processo de ensino e aprendizagem.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: