domingo, 10 de maio de 2009

O Papel do Guarda-redes de Futsal

A constante mutação da Modalidade de Futsal, tanto no aspecto técnico, como no táctico, fez com que se tornasse necessária a especialização da posição de guarda-redes.

Esta especificação ao nível do treino tornou-se necessária pelo facto do Futsal ter características específicas que requer posturas e movimentos de execução técnica diferentes de outros desportos que utilizam o guarda-redes. Ainda dentro deste contexto de evolução do Futsal, onde os jogadores de campo necessitam cada vez mais de serem polivalentes, ( rápidos movimentos e ocupação de várias posições), executando todas as funções ao nível técnico-táctico, o guarda-redes passa a ser um jogador com uma participação muito importante no jogo, pois é ele o responsável directo pelas últimas acções defensivas e pelas primeiras acções ofensivas da sua equipa.

Por toda esta importância que o guarda-redes tem na organização da sua equipa, tornou-se necessário que os exercícios de aprendizagem e treino merecessem uma atenção especial por parte dos treinadores, e dos pedagogos da modalidade, que levou a que se desenvolvessem trabalhos específicos para esta posição.

De facto, o Guarda-redes é um jogador muito importante na equipa, onde além de ter que jogar muito bem com as mãos, hoje para um bom guarda-redes de Futsal é fundamental também saber jogar com os pés, tanto no aspecto defensivo, quanto ofensivo.

Por este fundamento aconselham-se todos os técnicos de Futsal que nunca descorem o treino do seu Guarda-redes, pois é ele que trava o ataque e é nele que começa o ataque.
Por: acbcdesporto/C.Fernandes

Um comentário:

jogador disse...

boa noite
grande post....
grande opiniao para os treindores e algo muito importante o guarda-redes....
ass:guarda redes de futsal
que sabe a importancia de um redes em futsal