domingo, 17 de maio de 2009

A Importância do Preparador Físico de Futebol

Nos últimos anos, especificamente no futebol, tem-se observado um avanço muito rápido das tecnologias aplicadas para melhorar o rendimento do jogador, levando a Equipa Técnica a se especializar, e por necessidade, procurar o conhecimento científico aplicado ao futebol, para obter melhores resultados.

Hoje, já encontramos em algumas equipas a presença, além do Técnico Principal e do Preparador Físico, o Fisiologista, o Fisioterapeuta, o Nutricionista, o Estatístico e o Psicólogo. Cada um tem o seu papel importante dentro de um clube.

Mas, além da inclusão de todos esses profissionais no futebol, o papel do Preparador Físico passou a ser muito mais do que simplesmente treinar as capacidades físicas do atleta.

A este profissional cabe também a aplicação de testes físicos, o controle das cargas dos treinos, o equilíbrio entre as capacidades físicas a serem treinadas, a economia de energia, a recuperação pós-exercício do jogador, o aquecimento especifico para o treino e para o jogo, a periodização durante a temporada.
Necessita também de estar atento ao desempenho físico do atleta durante o jogo, pois se este se encontra visivelmente estafado, deve indicar ao Técnico Principal o estado fisico do jogador. Não esquecer que um jogador, antes de ser jogador é um ser Humano.

Podemos dizer que a responsabilidade maior pela qualidade do treino e do jogador é do Preparador Físico.

Isto porquê?

Simplesmente porque a ele compete estruturar o treino de acordo com a especificidade do jogo, trabalhando não só a parte física do atleta, pura e simplesmente, mas utilizando também, fundamentos técnicos e pequenos jogos, para que o jogador perceba com mais facilidade a importância da perfeita execução do exercício a executar.

Concluimos que o Preparador Físico é ele quem trabalha todas as componentes físicas individuais de cada jogador.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: