sexta-feira, 1 de maio de 2009

Benefícios da Prática Regular do Exercício Físico...

O Exercício Físico, bem orientado e praticado regularmente faz muito bem à saúde.

Acarreta muitos benefícios aos Sistemas Respiratório e Cardiovascular, consolida os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, bem como para perder peso, entre outras.

É recomendado para todas as idades, sendo que os idosos deverão consultar um médico antes de começar a rotina da sua prática.
Para um bom desenvolvimento e crescimento devemos começar a actividade física desde criança. Jovens e adultos levam uma vida mais tranquila e saudável quando têm hábitos de praticar exercício regularmente, aliado a uma alimentação equilibrada.

O importante é que façamos o que gostamos, tal como andar, correr, caminhar, nadar. Qualquer tipo de exercício físico é bom para o nosso coração, combinado obviamente com uma alimentação nutritiva e equilibrada.
Um ponto importante é que nunca façamos exercício em jejum nem com o estômago cheio, devemos respeitar as horas de repouso, (no mínimo três horas).

Está provado que CAMINHAR é um dos melhores exercícios físicos.

Um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de actividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres (Revista Saúde, Julho 2001). Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, activa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um enfarto, aumenta a capacidade cardio-pulmonar e melhora também a frequência cardíaca.

Para quem faz actividade física tem também que estar atento na quantidade de água e sais minerais que vai perdendo. A reposição de água e sais minerais é importante para o organismo. Por isso devemos consumir água antes, durante e depois do exercício físico.

Por fim, podemos acrescentar que o exercício físico dá muita força e animo às pessoas com problemas de depressão, isto devido à libertação, durante o exercício físico, de uma substância designada de "endorfina" que é responsável pelo bem-estar e auto-estima do ser humano.

Já sabe. A prática regular (bastam 30 minutos por dia), do Exercício Físico só traz vantagem.
Não fique sentado no seu cadeirão.
Venha para a rua e ponha o seu Coração a Mexer.
Por: abcdesporto/C.Fernandes

Um comentário:

Anônimo disse...

ta me ajudando muito para o meu trabalho de escola.....Muito obrigado por colocar essa explicação ótima ....