segunda-feira, 28 de julho de 2008

Concentração de Escuteiros em Carrazeda.

Terminou no passado Domingo, no Centro de Formação de Escuteiros, em Carrazeda de Ansiães, um Acampamento de Escuteiros, que visto em números, rondariam os 320 Escuteiros, oriundos de todas as partes do Distrito de Bragança, onde também Lisboa e Foz-Côa marcam presença.

O Acampamento tem como tema; "P´ra lá do Sonho".

Visitei o Campo no passado Sábado e deu para constatar que para lá da alegria, da união, da inter-ajuda permanente nesta família, em campo a juventude Escutista deu azos à sua imaginação e realizou construções magnificas, diria mesmo "P´ra lá do sonho", como se pode constatar na fotografias anexas.

Pautados pelo lema do seu Fundador - Baden-Powell, este acampamento foi um bom exemplo da forma como se pode ocupar salutarmente a nossa juventude. Super-visionados pelo "Velho Lobo"-(Zeferino Bastos), este, fez das "tripas coração" para que nada faltasse em campo à sua grande família escutista.

Para terminal vou transcrever algumas das fases mais celebres deixadas pelo Grande Chefe - Baden-Powell:

- “Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.” (ou seja, no escutismo ninguém dever ser “levado ao colo” ou “obrigado” antes deve ser “voluntário” e apoiado pelos outros para conseguir caminhar pelos seus próprios pés).

- “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste” (esta é sem duvida, a frase mais celebre e conhecida que Baden-Powell proferiu, resumindo assim, o ideal escutista, pelo qual todos os escuteiros tentam pautar e guiar as suas vidas).


Continuação de Boas Férias, sãos os votos de um antigo escuteiro de lenço ao pescoço, e hoje, "Escuteiro de Alma e Coração".
Por: Carlos Fernandes / Aluno da ESEB

Nenhum comentário: