terça-feira, 17 de junho de 2008

Despedido dos Veteranos...



Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães despede director/sócio/jogador.
Acabamos de saber por fontes fidedignas que a actual Direcção do Futebol Clube de Carrazeda – F.C.C.A obrigou, diga-se mesmo "obrigou," a afastar das suas fileiras desportivas, um director, sócio e jogador dos Veteranos – F.C.C.A.. Ao que sabemos, foi imposta à equipa de Veteranos – F.C.C.A. o afastamento de um homem que muito deu ao Clube Local, quer nas camadas jovens, quer mesmo nos veteranos, onde ATÉ À BEM POUCO TEMPO PAGAVA PARA JOGAR no respectivo Clube. Assim a Direcção do F.C.C.A. daria todo o apoio à equipa de Veteranos – F.C.C.A., para entrar em competição, caso esta despedice um elemento.Terá isto, algum jeito!?
Se estamos certos de tal acontecimento e se a nossa fonte de informação não nos engana, meus senhores, são lamentáveis atitudes deste género! Qual será o significado da palavra DIRIGISMO para alguns Directores? Será que "estes pomposos do desporto local", como se acham, conhecem os estatutos do clube que lideram? Não me parece! No entanto, não me admira este tipo de atitudes. Outras situações idênticas têm acontecido e nada se tem feito para as mudar.
Desconhecerão eles os estatutos do Clube? Ou simplesmente ignora-os! Se assim é, incorrem num grave erro.
Analisando os artos. 7º e 8º dos respectivos estatutos, podemos concluir que o acto poderá deixar de ter efeitos imediatos, devido ao facto de não terem em conta os mencionados artigos, senão vejamos:
O artigo 7º do Capitulo primeiro (Penalidades), dos Estatutos do F.C.C.A., diz que:
"Aos associados que faltarem ao cumprimento dos seus deveres, podem ser aplicadas as seguintes penalidades:
1. Advertência, (Quando? Pelo que se sabe nunca foi advertido),
2. Suspensão dos direitos sociais pelo período de 30 a 60 dias, ( Quê?... Nunca lhe foi imposta qualquer suspensão),
3. Exclusão"- (Imposta sem que a pessoa em causa tenha conhecimento oficial e possa apresentar a sua defesa)
O art 8º (Motivos das Penalizações), do mesmo diploma descreve, passo a citar:
"Constituem motivo de aplicação de penalidade:
1.Deixar de pagar sem justificação, três quotas consecutivas; (quem estaria em condições de pertencer ao clube?),
2.Ofender por actos, palavras, ou qualquer outro modo os corpos gerentes, algum dos seus consórcios, ou não acatar as advertências da Direcção, (a nosso ver, sempre foi correcto),
3.Demonstrar falta de correcção dentro da sede Social, ou praticar quaisquer actos que, embora não previstos nos respectivos estatutos, possam contribuir para o descrédito e prejuízo do Clube. (só se for, por dizer as verdades, que possam ofender certas "individualidades"),
4.Causar quaisquer danos ao Clube e recusar-se à respectiva indemnização."( esta, nem tão pouco se aplica ao que sabemos).
Importa ainda salientar que segundo a Lei Constitucional nº 1/2005 de 12 de Agosto (sétima revisão Constitucional) Artigo 79.º- Cultura física e desporto, documenta que:
1. Todos têm direito à cultura física e ao desporto.
2. Incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as associações e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto.
Meus senhores, mais uma vez concluímos que, o nosso Desporto, o nosso Clube/pessoas, porque são elas que o constituem/representam, anda por maus caminhos e gerido por mentes vingativas. É hora de se pensar no " Futuro Desportivo da nossa Terra" e acabar com a violência psicológica desportiva.

Por: carlos Fernnades/aluno de Desporto da E.S.E.B.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que tipo de vendaval vai por ai em Carrazeda? Será que o clube de Carrazeda tem tantos directores, que chega ao ponto de ter que despedir alguns?
Quem me explica este fenómeno?

Abcdesporto disse...

Amigo leitor:
Não serei a pessoa mais indicada para lhe responder a todas as questões por si inquiridas, no entanto posso adiantar que pelo que sei na “Quinta” poucas são as pessoas que se entendem.
Os próprios Directores desconhecem o paradeiro do funcionário (roupeiro, administrativo …) não sabe dos ficheiros, não localizam o chaveiro de acesso ao clube. Em fim, desorganização total.
Podemos mesmo adiantar que a actual Direcção do Digníssimo F.C.C.A. está demissionária ou de férias prolongadas, até ao inicio da próxima época. Isto é! Se for aprovado o novo orçamento previsto para o Futsal, caso contraio, as férias prolongar-se-ão por mais uma época ou quiçá o futebol termine por aqui. Aguardemos pelo desenlace.
Continuação de bons comentário e visite sempre que possa este espaço.
Saudações desportivas.