terça-feira, 2 de outubro de 2007

Distensão Muscular


Distensão Muscular:

Ocorre por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. A distensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa. O alongamento exagerado é causado quando ao músculo é exigido um alongamento além de sua capacidade, geralmente como consequência de movimentos bruscos.

Para tratar um estiramento muscular deve-se:

1º Parar o exercício imediatamente quando sentir a dor. De forma contaria pode agravar a lesão;
2º Deixar o músculo lesado em repouso;
3º Colocar gelo no local. O gelo, além de ajudar a diminuir a dor, pode impedir o aparecimento do edema (inchaço) e do hematoma (mancha roxa na pele). Nas primeiras horas, deve-se aplicar compressas de gelo durante cerca de 15 minutos, de duas em duas horas;
4º Tomar analgésicos e antiflamatórios, sempre com a supervisão de um médico. Os fármacos ajudam a diminuir a dor e aceleram o processo de recuperação do músculo;
5º Fazer fisioterapia. A movimentação do músculo, sempre com a supervisão de um profissional credenciado para o efeito, é importante na recuperação, que leva de três a quatro semanas.

Por: Carlos Fernandes, ( Massagista Desportivo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade é mais uma pergunta do que um comentário. Mas primeiro gostaria de dizer ótima apresentação sobre o assunto e as recomendações médicas, mas e se for uma distenção que não provoca hematomas e etc.. e é uma dor leve mas encomoda, segue-se o mesmo passo de uma grave?? e o tempo de recuperação??