terça-feira, 16 de outubro de 2007

Torcicolo...



Existem cerca de trinta e seis articulações na coluna, bem na região do pescoço, a maior parte delas com a função de facilitar a rotação e dar flexibilidade ao mesmo. Um movimento áspero da cabeça ou mesmo um mau jeito durante o sono pode provocar um leve ferimento numa dessas articulações.
A lesão pode imobilizar a articulação e impelir um espasmo, ou seja, uma contracção súbita e involuntária no músculo chamado "Esternocleidomastóideo". Temos um em cada lado do pescoço, mas apenas um deles, (o vizinho à lesão), é afectado. Os nervos dentro do músculo e ao seu redor comprimem-se e progressivamente inflamam-se, dai o aparecimento da dor.
O espasmo pode progredir para outros músculos, como o "omo-hióideo", o que impede a movimentação para um dos lados. Por mais incómodo que seja, o torcicolo serve para proteger o pescoço evitando que o ferimento inicial seja transformado numa lesão mais grave, podendo mesmo efectuar a coluna vertebral.
Tratamento: Massagem de relaxamento, dormir de lado e utilizar pensos de calor na zona afectada. Em casos mais graves procure um profissional de saúde.
Por: Carlos Fernandes ( Massagista Desportivo)

Nenhum comentário: