sexta-feira, 19 de março de 2010

Pedestrianismo

O Pedestrianismo é a Actividade Física de percorrer distâncias a pé.
É oriunda do montanhismo, só que, enquanto esta procura as montanhas e trilhos informais e por vezes extremamente difíceis, só acessíveis a praticantes de alto nível, o pedestrianismo procura os caminhos tradicionais e de montanha, no meio rural, nos interiores, tornando-se numa Actividade Física acessível a todos.

Para facilitar a sua prática foram criados os percursos pedestres sinalizados, que têm por finalidade conduzir os praticantes que os percorrem de forma, a que estes não se percam.
A implantação destes percursos iniciou-se em França, no pós-guerra, chegando a Portugal nos anos oitenta.
Actualmente, registados e homologados, estimam-se que estejam cerca de 65 pequenas rotas (PR - até 30 quilómetros) e 14 grandes rotas ( GR - com mais de 30 quilómetros). Em fase de registo e de homologação, cerca de 60 percursos.
O concelho de Carrazeda de Ansiães está dotado de 5 PR, (Pequenas Rotas) que foram inauguras em 16 de Novembro do ano de 2008, as quais passamos a designar:
PR 1 - Percurso Pedestre Trilho de Linhares,
PR 2 - Percurso Pedestre Trilho do Castelo,
PR 3 - Percurso Pedestre Trilho da Foz do Tua,
PR 4 - Percurso Pedestre Trilho da Fraga das Ferraduras,
PR 5 - Percurso Pedestre Trilho da Pala da Moura.

Após a inauguração destes trilhos, e passado um ano podemos perguntar: O que se fez para divulgar e proceder à respectiva manutenção destas rotas? Pouco ou mesmo nada.
Não basta criar espaços para a prática da Actividade Física, se não adoptarmos uma politica desportiva virada para a prática sistemática e utilitária dos respectivos espaços físicos.
A Primavera aproxima-se a passos largos. Está na hora de se abdicar do conforto do cadeirão e partir á descoberta das paisagens magníficas que estas rotas nos proporcionam.
Vamos Mexer Carrazeda!!!

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: