sábado, 23 de janeiro de 2010

TENDINITE

Tendinite é o nome utilizado para a infla­mação do tendão e da sua bainha.
"Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e mesmo ruptura completa do tendão", refere o Dr. João de Carvalho Neto, ortopedista e traumatologia, no estudo da TENDINITE

Excesso de força, movimentos repe­titivos, posições viciosas ou variações anatómicas do tendão podem ser responsáveis pela inflamação.
Algumas pessoas podem precisar de exames de sangue para eliminar outras causas de inflamação nas juntas, como a gota e a artrite reumatóide. As radiografias também podem ser feitas para confirmar se há alguma fractura, luxação ou doença no osso. Em pessoas com tendinite de Aquiles, um ultra-som ou uma Imagem de Ressonância Magnética (IRM) podem ser usados para ajudar a avaliar a extensão da lesão do tendão.

Prevenção
Em muitos casos, a tendinite pode ser evitada tomando algumas precauções simples, tais com:
- Fazer aquecimento antes de começar um exercício mais forte.
- Se quer intensificar o seu nível de exercícios, faça-o gradualmente.
- Cuidado com a frase "sem dor, sem ganho” (“no pain no gain”). É normalmente difícil distinguir entre uma dor que indica o crescimento muscular e uma dor que significa lesão de um tendão.
- Evite actividades que requerem períodos prolongados das mãos acima da cabeça, como pintar o teto. Se tiver que fazer este tipo de trabalho, faça-o mas com intervalos frequentes.
- Use calçado que se ajustam correctamente, especialmente se pratica desporto onde requer corrida, como atletismo, ténis ou basquetebol.
- Se a sua lesão parece estar relacionada com a má técnica, corrija o seu técnica/treino com conselhos de um técnico na área do desporto, ou, procure um ortopedista especialista em medicina desportiva para o poder orientar.

Pessoas com "epicondilite medial ou lateral" relacionada a jogos com raquete, devem mudar para uma raquete maior, pois pode ajudar a prevenir o retorno da lesão, tendo em conta que a raquete nova não seja mais pesada que a original.

Tratamento
Quanto mais rápido for tratada a sua tendinite, mais cedo recuperará a força completa e a flexibilidade.
O médico pode, em primeiro lugar recomendar que aplique bolsas de gelo na região dorida com intervalos de 15 a 20 minutos, durante três ou quatro vezes ao dia, isto para aliviar a dor e o inchaço, podendo ainda prescrever analgésicos.
Não se esqueça que também precisará de descansar o local da dor de alguns dias ou mesmo semanas, para permitir que o seu corpo recupere.
Por exemplo, pessoas com o cotovelo de golfista normalmente precisam descansar o cotovelo afectado durante pelo menos um mês.

Se uma infecção for a causa da tendinite, devem ser prescritos antibióticos, por um médico.
Como evitar?
Fazendo alongamentos antes e depois de praticar desporto ou de exercer actividades físicas repetitivas, como o uso do teclado e do rato do computador. No escritório, mantenha os cotovelos e os punhos apoiados e faça pausas regulares. No ginásio, execute os movimentos de forma correcta e sem exageros.

Leve em consideração estes procedimentos, que o seu corpo agradece.

Por Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: