sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

GINÁSTICA LABORAL

A Ginástica Laboral tem como objectivo minimizar os problemas nas articulações dos funcionários, ou melhor, a sua empresa não ser vitima do sindroma de LER/DORT, bem como aumentar a motivação e dinamizar a cooperação entre os respectivos funcionários.

Pode ser dividida em três categorias:

1- PREPARATORIA:
É um tipo de Ginástica que é efectuada no início do período de trabalho com o objectivo de proceder ao aquecimento dos grupos musculares, que serão solicitados durante as tarefas afectas e despertando os funcionários para que estes se sintam mais dispostos, para a realização das tarefas a que os mesmos estão efectos.

2- COMPENSATÓRIA:
Consiste na utilização de pausas de trabalho, para efectuar exercícios programados, segundo objectivos específicos, que levam em consideração as actividades e esforços físicos existentes nos mais diversos sectores.

3- RELAXAMENTO:
É um tipo de ginástica efectuada após o período de trabalho, cujo principal objectivo é oxigenar as estruturas musculares envolvidas durante o trabalho, prevenindo-as assim de possíveis lesões.

Devemos ter em atenção que a saúde é algo que se constrói através do exercício consciente da não agressão a nós mesmo e da informação independente e crítica.

“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou enfermidades.” (OMS).

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: