sábado, 15 de agosto de 2009

Teste Guthrie

O teste do pezinho ou teste de Guthrie, é um exame realizado entre o 3º e 7º dia de vida do recém-nascido, para diagnosticar precocemente doenças metabólicas, infecciosas e genéticas. Estas doenças poderão causar alterações graves no bebé, que se não forem diagnosticadas e tratadas poderão provocar sequelas para o resto da vida.

Há 3 tipos de teste, o básico, o ampliado e o plus.

Este exame tem este nome devido a ser realizado no pé do recém-nascido. É escolhido o calcanhar porque é uma zona rica em vasos sanguíneos, o que permite colher o sangue necessário apenas com uma picadela.

Como se efectua o exame?

É picado a face lateral do calcanhar e colhido uma amostra de sangue. As gotas são colhidas numa folha de papel de filtro específico para o exame e enviado ao laboratório.

Este exame deve ser feito com técnica esterilizada e a picada tem que ser na zona lateral do pé, para reduzir a probabilidade de tocar no osso com a agulha e surgir osteomielite ou celulite na zona da punção.

O resultado demora até cerca de 10 dias. Pode ser enviado para casa dos pais ou consultado na internet. O Kit onde vem o material da colheita, contém o site e o código para se poder consultar o resultado na internet.

Este exame permite detectar doenças, antes de surgirem os sintomas, como o hipertiroidismo, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística.

Recebida por e-mail

Nenhum comentário: