quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Campeonato de Volei de Praia Volta ao Azibo

O voleibol de praia está de regresso a Macedo de Cavaleiros com um Grand Slam que, desta vez, contempla também o campeonato feminino.
A penúltima etapa do Campeonato Nacional vai ser disputada de 12 a 16 de Agosto, na Praia da Ribeira, em plena albufeira do Azibo, entre as 24 melhores duplas nacionais masculinas e as 16 melhores duplas nacionais femininas.
Este ano o calendário das provas a disputar em Macedo de Cavaleiros vai ser alargado, presenteando os apreciadores da modalidade com cinco dias de jogos intensos. “Temos a certeza que vamos ter jogos de alto nível, com duração de uma hora ou hora e meia, pois num Grand Slam há uma selecção das duplas que participam, o que não acontece num Open”, apontou Manuel Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Voleibol de Praia.
O Circuito Nacional de Voleibol de Praia é dividido em provas Open e provas Grand Slam. Qualquer dupla pode participar num Open, sendo que este é dividido em duas fases: a fase do quadro principal e a qualificação.
A qualificação é aberta a qualquer dupla, o que significa que pode haver um grande desnível em campo. Já no Grand Slam, as duplas são seleccionadas. Assim, a etapa de Macedo de Cavaleiros vai ser decisiva para os atletas, já que é aqui que se vão disputar os jogos que irão determinar as duplas presentes na final da competição. No Torneio Gaia Voley/AVP, disputado de 24 a 26 de Julho e pontuável para o Campeonato Nacional, as duplas vencedoras foram Roberto Reis / Fabrício Silva (masculinos) e Juliana Antunes / Francisca Esteves (femininos).
No entanto, há um grande equilíbrio entre as primeiras sete duplas, sendo, por isso, difícil fazer um prognóstico que aponte um possível campeão nacional, conforme sublinhou Manuel Oliveira. “Dentro do quadro todo há a possibilidade de qualquer dupla participar na final do campeonato nacional. Dizer quem será o campeão nacional, neste momento, é muito difícil, há um equilíbrio muito grande”.
Quem não vai estar presente, este ano, é a dupla Miguel Maia/João Brenha.
A parceria entre eles, a nível internacional, foi desfeita, tendo a dupla participado, este ano, apenas no campeonato da Lusofonia, onde a prestação não foi a melhor de todas. As lesões parecem mesmo não abandonar o atleta João Brenha, tal como já aconteceu na prova do ano passado, em Macedo de Cavaleiros.
João Brenha parece não estar nas melhores condições físicas e, por isso, ainda não participou em nenhuma prova do campeonato nacional.
No ano passado, a dupla José Pedrosa/Nélson Brízida foi a grande vencedora da penúltima etapa, jogada na albufeira do Azibo e foi a grande vencedora da penúltima etapa do Campeonato Nacional.
Este ano, também esta prova se reveste da maior importância, já que irá determinar a qualificação das duplas que irão marcar presença na grande final, a realizar no Porto, de 21 a 23 de Agosto.
Sobre o regresso a Macedo de Cavaleiros e à praia do Azibo, Manuel Oliveira diz apenas que “em equipa vencedora não se mexe”, justificando o regresso com o “sucesso” alcançado, em termos competitivos e organizacionais, na prova ali realizada no ano passado. “É uma prova de excelência, realizada num lugar de excelência, como os próprios atletas reconhecem”, frisou.
Recebida por e-mail.

Nenhum comentário: