sábado, 15 de agosto de 2009

Como posso melhorar o meu recorde?

A nossa primeira recomendação é que faça, duas vezes por semana, rampas, step ou multisaltos.

Vamos antes falar dos corredores que fazem muitos quilómetros mas que têm falta de força e de trabalho de qualidade, que muitas vezes não seguem nenhum plano de treino e que se limitam a correr de forma regular.

Assim seria importante que, pelo menos uma vez por semana, fizessem séries curtas, de 300 a 500 metros, para melhorar a capacidade anaeróbia.
Um exemplo de um treino interessante:
10×300metros com um minuto de recuperação. Deve considerar como referência o ritmo a que compete na distância inferior à que está a preparar. Ou seja. Se está a preparar uma prova de l0km, seria o ritmo a que competes numa prova de 5km; se prepara uma meia maratona seria ao ritmo de uma prova de l0km; finalmente se o objectivo for uma maratona, o ritmo da corrida deve ser de uma meia maratona.
Assim, um atleta que corre os l0km em 50 minutos e está a preparar uma meia maratona, deveria começar os 300 metros a 1m30s e no final a 1m15s, sempre em progressão melhorando um pouco em cada um deles.

Até aos 50 anos de idade pode e deve ir sempre melhorando. Se estagnar, não se acomode, altera a sua rotina de treino, avalie se o seu trabalho está a afectar o rendimento físico.
Muitas das vezes a melhor maneira de sair da estagnação é treinar menos. Não se esqueça de avaliar a sua função cardio-respiratoria.
Por Abcdesporto/C.Fernandes

Um comentário:

Filipe disse...

Boas dicas...
Bom blog...
Parabéns