sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Treino Desportivo?

Vamos apresentar o significado do Treino Desportivo, tendo com base pensamentos de autores bem conhecidos que vão reflectindo sobre esta temática.

Assim,

Para Matveiev, (1983) o Treino Desportivo é a forma fundamental de preparação, baseada em exercícios sistemáticos, representando um processo organizado pedagogicamente com o objectivo de direccionar a evolução do desportista.
Uma acção sistemática de treino implica a existência de um plano em que se define igualmente os objectivos parciais, os conteúdos e os métodos do treino, cuja realização deve desenvolver mediante controlo dos mesmos. (Dicionário de Ciências do Esporte, 1992).

Para Bompa (1983), O Treino Desportivo é uma actividade desportiva sistemática de longa duração, graduada de forma progressiva a nível individual, cujo objectivo é preparar as funções humanas, psicológicas e fisiológicas para poder superar as tarefas mais exigentes.

ANDRI VER, LECLERQ e CHIGNON (França), definem Treino Desportivo como um conjunto de procedimentos tendestes a conduzir um ser humano ao máximo das suas possibilidades físicas.

Por sua vez BAYER (Alemanha), diz-nos que o Treino Desportivo é um meio encaminhado a exercitar e coordenar as funções fisiológicas dos diferentes grupos musculares do organismo.

MATVÉIEV (Rússia), define o Treino Desportivo, como um fenómeno pedagógico, sendo um processo especializado da Educação Física orientada, cujo objectivo é alcançar elevados resultados desportivos.

A preparação desportiva compreende o aproveitamento de todo o conjunto de meios que asseguram a obtenção e a elevação da predisposição para alcançar resultados desportivos.

Em suma o Treino Desportivo é nada mais que nada menos que um processo ligado a duas ideias principais:

- Ao trabalho a realizar num determinado campo de actividade para se conseguir um nível de eficácia elevado. Esta ideia aparece normalmente associada a uma prática de repetição de tarefas, muitas vezes apresentadas segundo sequências facilitadoras, organizadas de acordo com uma lógica de dificuldade crescente.
- Ao processo de preparação para um qualquer acontecimento que exija grande concentração por parte do indivíduo ou uma utilização dos recursos físicos e psíquicos de grande exigência.
O Treino Desportivo abarca estas duas ideias e subordina-as a um propósito principal: a obtenção do máximo desempenho desportivo.

Entende-se por desempenho desportivo, também conhecido pelo termo inglês “performance”, o resultado, obtido em competição, que expressa as possibilidades máximas individuais numa determinada disciplina desportiva, num determinado momento de desenvolvimento do atleta e da época de preparação.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: